PUB
Recheio 2024 Institucional

Dia de São Valentim

Dia de São Valentim

Para que a “luta” do bispo não caísse no esquecimento, o dia do seu falecimento – precisamente 14 de fevereiro – passou a ser associado à celebração do amor, numa altura em que também se comemoravam as festas anuais em honra de Juno, deusa da mulher e do matrimónio, e de Pan, deus da natureza. Apesar das diferentes versões da história, a verdade é que o sentimento, esse, continua a envolver as pessoas, que não prescindem de brindar o seu “mais que tudo” com uma pequena lembrança associada à data em questão. E como não há idades certas para se falar de amor, a Câmara de Matosinhos preparou atividades destinadas a todos os públicos e carteiras.

À semelhança do que se verificou nas edições anteriores, também este ano o “Amor com Amor se paga” promete fazer das suas no Museu da Quinta de Santiago, situado no número 134 da Rua Vila Franca, em Leça da Palmeira. De acordo com Ana Paula Costa, técnica de dança que estará envolvida nas iniciativas, a própria história de amor vivida, no passado, pelos donos da quinta – João Santiago e Maria Carolina – funcionam como mote para a abertura dos portões nesta celebração anual da paixão.

amor2O amor dos graúdos contado aos miúdos

Assim, no próximo dia 14, para além da troca de mensagens apaixonadas, colocadas em caixas espalhadas pelo espaço, das 10:00 às 10:30 e das 11:00 às 11:30, os mais pequenos vão ter oportunidade de assistir à representação animada do conto “A história de amor de João Santiago e Maria Carolina”. Através de um espetáculo de fantoches, o público infantil conhecerá os pormenores da vida do casal, que teve apenas um filho e que mandou construir a casa de Santiago, na última década do século XIX.

Terminado o período dedicado às histórias do coração, segue-se o momento de “pôr a mão na massa”. Das 10h30 às 11:00 horas e das 11:30 às 12:00, as crianças vão confecionar “Bolinhos de Amor”, numa oficina que, segundo Ana Paula Costa, é das mais apreciadas do pequeno público. E como as melhores receitas pertencem aos mais velhos, que guardam os segredos culinários através de gerações, na parte da tarde, entre as 14:30 e as 15:00 horas, será a vez de o público sénior conquistar corações através do estômago, com a preparação de doces.

“Bailar” pelas melhores recordações de amor

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A aproveitar o facto de o Salão Luís XVI ter a capacidade de transportar os visitantes “para o tempo dos bailes”, a autarquia de Matosinhos decidiu também proporcionar aos mais velhos a oportunidade de participarem num “Baile de Época”, a partir das 15:00 horas. “Tivemos conhecimento de que há muitos seniores a aprenderem danças de salão e esta é uma forma de colocarem os seus conhecimentos em prática e também de partilharem as suas melhores recordações de amor”, explicou a técnica de dança à Viva.

Mas o dia mais romântico do ano não acabará sem a realização de “Uma visita amorosa”, entre as 18:00 e as 19:00 horas, pelos espaços da Quinta de Santiago, destinada ao público em geral, com um limite de 25 participantes.
“Trata-se de uma visita teatralizada, de uma espécie de brincadeira que retrata o envolvimento amoroso secreto de Gervásio, cocheiro de João Santiago, com Rosa Maria”, desvendou Ana Paula Costa, sublinhando que as comemorações do Dia de S. Valentim no referido museu têm conquistado o público. “Lembro-me, por exemplo, de uma iniciativa realizada noutra edição que foi quase uma ação de charme: fizemos um jantar romântico nos jardins da quinta, com a presença de um quarteto de cordas e teatro, que foi muito apreciado pelo público. Tentamos idealizar sempre uma forma de aproveitar os espaços do jardim, de acordo com as nossas possibilidades”, realçou, sublinhando que, para este ano, as perspetivas em termos de adesão também são animadoras.

amor3Experiências sensoriais “ao ritmo do coração”

Paralelamente às atividades organizadas no Museu da Quinta de Santiago, a edição de 2013 do “Amor com Amor se paga” envolve ainda a Casa da Juventude de S. Mamede Infesta, que, das 15:00 às 16:30, será o palco de uma sessão de dançoterapia. Em comunicado, a autarquia de Matosinhos explicou que, nesta ação, o público será levado a um conjunto de “vivências integradoras centradas no olhar e no toque, através da música, do canto, do movimento e da respiração, estimulando os potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade e afetividade”.

De seguida, das 16:30 às 18:00 horas, os alunos do curso de gestão de eventos da Escola Profissional Alternância conduzirão os participantes a um “Circuito do Amor”, descrito como uma “experiência sensorial marcada pelo ritmo do coração”. O convite surge, assim, endereçado não só aos enamorados como também aos solteiros já que, segundo dizem, “o amor acontece… quando menos se espera”.

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem