CIN Black Friday

São João vai realizar cirurgias aos domingos para reduzir lista de espera

São João vai realizar cirurgias aos domingos para reduzir lista de espera

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) que tinha começado no mês de setembro a realizar cirurgias programadas fora dos dias habituais, para reduzir as listas de espera, quer operar ao domingo 140 doentes até ao final do ano.

Segundo a agência Lusa, as especialidades que fazem parte do plano de redução do tempo de espera por cirurgia, através de operações ao domingo são obesidade, estomatologia, cirurgia vascular e cirurgia geral.

A diretora da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Cirurgia do CHUSJ, Elisabete Barbosa, apontou como meta operar “mais 64 doentes da especialidade de obesidade, 32 de cirurgia vascular e outros tantos de cirurgia geral, bem como 12 que aguardam vaga em estomatologia”.

“Este modelo ajudará a diminuir as listas de espera”, referiu em declarações à agência de noticias, acrescentando que, apesar de em Portugal esta iniciativa em hospitais “não tem paralelo”, no Reino Unido, por exemplo, o conceito do “hospital/sete dias” é comum.

“E é um conceito com o qual eu estou de acordo. A ideia passa por aproveitar a capacidade instalada e o hospital funcionar os sete dias da semana para tratar doentes. Claro que este esforço obriga a criar vagas de fim de semana para recobro, ainda que algumas cirurgias sejam feitas em regime de ambulatório [recuperação em casa]”, esclareceu.

O programa de produção adicional ao domingo começou na segunda quinzena de setembro e foram até agora operados mais 40 doentes. “O objetivo é chegar às 140 cirurgias ao domingo até ao final do ano”, frisou Elisabete Barbosa sobre um programa com “possibilidade de alargamento a outras especialidades”.

Relativamente ao escalamento de equipas cirúrgica, enfermagem e anestesia, a responsável explica que o profissional é convidado a trabalhar ao domingo e caso o aceite recebe pelo exercício desta produção adicional.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=menuchef