Cerca de um ano e meio depois de terem sido detetados os primeiros casos de infeção por covid-19 em Portugal e de terem sido tratados os primeiros doentes no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), que, a 7 de março de 2020, montou um Hospital de Campanha do INEM, a infraestrutura prepara-se para ser retirada.
A informação foi avançada pelo São João, em comunicado enviado às redações, onde avançou que o hospital de campanha, que constituiu uma “resposta fundamental do Serviço de Urgência”, será desmontado na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto.
“Centenas de profissionais e milhares de doentes foram atendidos nesta estrutura, tendo constituído um modelo inovador e eficaz de triagem e primeira resposta, que rapidamente se generalizou no país”, recordou.
Para o hospital, a desmontagem da tenda representa “um sinal positivo e de esperança para a situação pandémica na região e no país”.
O processo de desinstalação do Hospital de Campanha do INEM acontece na próxima segunda-feira, pelas 11h00, e contará com a presença de Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, e Luís Meira, presidente do Conselho Diretivo do INEM.