PUB
Junta da Galiza

São João: todos os condicionamentos que precisa de estar a par

São João: todos os condicionamentos que precisa de estar a par

Vem aí o São João e toda a gente sabe que a principal tradição envolve o lançamento de balões. Ainda assim, há condicionamentos, já que só os poderá lançar entre as 21h45 de domingo (23) e a 1h de segunda-feira (24).

Segundo a Câmara do Porto, tal acontece já que a Autoridade Nacional de Aviação Civil apenas permite o lançamento dos balões nesse período. Recorde-se que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará por alguns instantes encerrado, na noite de São João.

No seguimento desta medida de segurança, os municípios do Porto e de Gaia também dão mais algumas sugestões de segurança à população. Desde já, deixar “o carro em casa ou nas proximidades das redes de transportes públicos”.

Como refere o Porto Canal, as limitações de circulação já se irão fazer sentir na noite de sábado. Isto porque será montado o fogo de artifício na ponte Luís I. O fogo resulta de um investimento “a meias” entre Gaia e Porto, a rondar os 73.000 euros.

Condicionamentos de circulação na noite de São João

Sendo noite de São João, naturalmente que alguns pontos da cidade estarão condicionados. Um exemplo disso é o tabuleiro inferior da ponte Luís I, que deixará de ter circulação a partir das 19h.

Durante toda a madrugada, os carros também não poderão passar, pelo que tudo voltará ao normal, apenas quando a limpeza estiver feita e todas as condições de segurança asseguradas.

Também a circulação pedonal do tabuleiro inferior estará condicionada. Das 22h30 de domingo à 1h de segunda-feira, os peões não poderão andar a pé na zona em questão. Apenas poderão voltar a fazê-lo quando as entidades responsáveis garantirem que a segurança está restabelecida.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No tabuleiro superior, por sua vez, as pessoas também não poderão circular a pé entre as 14h de domingo e as 4h de segunda-feira. Importa referir também que entre as 23h30 e a 1h o metro não vai circular no tabuleiro superior.

Quanto à Ponte do Infante, esta também estará fechada aos carros a partir das 19h de domingo. Segundo a informação dos municípios, os transportes públicos também não operam entre as 22h de domingo e as 3h de segunda-feira.

No coração da cidade do Porto, há zonas onde os carros não irão passar, como a Cordoaria e a Boavista. Isto, entre as 20h de dia 23 e as 8h de dia 24. Tal acontece porque os palcos serão instalados nessas zonas.

Todos os condicionamentos serão assegurados pela Polícia. O trânsito relativo ao acesso a moradores (garagens), circulação de autocarros da STCP, veículos em urgência, prestação de socorro e veículos policiais e realização de cargas e descargas será garantido de acordo com as instruções que os elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou da Polícia Municipal transmitirem em cada ponto de controlo.

Quanto aos transportes públicos, a STCP não circulará entre as 19h do dia 23 e as 6h do dia 24 de junho na Ponte Luís I, assim como entre as 22h do dia 23 e as 3h do dia 24 de junho na Ponte do Infante.

No caso do Metro do Porto, a estação Jardim do Morro vai estar encerrada entre as 14h do dia 23 de junho e as 4h do dia 24 (durante este período, a Metro manterá a circulação de composições até e a partir da estação de S. Bento; e até e a partir da estação de General Torres, em Gaia). 

Não haverá circulação do metro entre General Torres e São Bento entre as 23h30 do dia 23 e a 1h do dia 24 de junho. De ressalvar que estes horários poderão sofrer alterações de acordo com indicações das forças de segurança.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil