PUB
Philips S9000

São João revela programação para a temporada de abril a julho

São João revela programação para a temporada de abril a julho

O Teatro Nacional São João arranca a sua programação para a temporada abril-julho nos próximos dias 22 e 23 de abril, com “Please please please”, de La Ribot, Mathilde Monnier e Tiago Rodrigues. O espetáculo decorre no âmbito do Festival DDD, no Teatro Carlos Alberto. 

No total, a nova temporada inclui uma dezena de apresentações, incluindo cinco estreias – duas das quais produções próprias, três espetáculos internacionais e quatro coproduções. Devido às obras de reabilitação do edifício, que estarão concluídas em outubro deste ano, mês em que o TNSJ reabrirá as suas portas, a programação vai encontrar-se no Teatro Carlos Alberto (TeCA) e no Mosteiro de São Bento da Vitória.

Entre os espetáculos, destaque para a peça “Espectros”, uma encenação de Nuno Cardoso, diretor artístico do espaço, a propósito da obra de 1881 do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. A produção, em cena de 20 de maio a 6 de junho, conta com a interpretação do elenco “quase” residente – Afonso Santos, Joana Carvalho, João Melo, Maria Leite, Mário Santos e Rodrigo dos Santos. 

Em colaboração com Rodrigo Santos, Nuno Cardoso apresentará também “Sono”, um espetáculo dedicado ao público mais novo, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, e que apela à participação das crianças para ajudarem a construir a peça com os seus “poderes” da invenção. 

A estreia está marcada para o antepenúltimo dia de maio e repetir-se-á a 4 e 5 de junho. Nos dias 1 e 3, será apresentada nas escolas. 

No feriado de 10 de junho, data em que se assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe a peça “KastroKriola”. Baseada na encenação de “Castro”, a peça estará em cena até ao dia 12, rumando depois a Cabo Verde, para apresentações nos dias 25, 26 e 27 de junho e 3, 4 e 5 de julho, respetivamente, no Centro Cultural do Mindelo e no Auditório da Assembleia Nacional – Praia. 

De 28 de abril a 2 de maio, será ainda possível ver no Teatro Carlos Alberto “Jacques ou a Submissão, de Eugène Ionesco, uma proposta do Ensemble – Sociedade de Actores; “de Perfil Perdido”, de Marco Martins, entre os dias 10 e 13 de junho; e “Duelo”, de Heinrich von Kleist, de 1 a 10 de julho. 

Fora de portas, será também possível assistir “À Espera de Godot”. Com encenação de Gábor Tompa, o espetáculo será apresentado, a 6 de maio, no Teatro Municipal de Bragança. 

A 19 de junho, destaque para outra criação de Nuno Cardoso, “Achadiço”, que será apresentado no Théâtre National du Luxembourg, no Luxemburgo. “Castro” será apresentado no mesmo palco nesse mês, dias 18 e 19, rumando depois ao Festival de Almagro, em Espanha, e ao Centro Cultural de Belém, em Lisboa. As apresentações acontecem, respetivamente, nos dias 7 de julho e 27 e 28 de agosto. 

Durante esta temporada, o TNSJ também se associará a festivais como o Festival Dias Da Dança (DDD) e o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). 

Foto: Gregory Batardon

PUBLICIDADE
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem