O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) está a retomar a atividade não covid-19 “nas áreas mais críticas” da unidade hospitalar, como oncologia cardiovascular, neurovascular e hemato-oncologia e áreas cirúrgicas.
A informação foi avançada pelo gabinete de comunicação do hospital, à Agência Lusa, onde revelou que esta é uma medida que está a ser implementada “à medida que reduz o internamento com doentes” infetados pelo SARS-CoV-2.
“Ao contrário da 1.ª vaga, há um ano, em que a atividade foi toda suspensa, nestas 2.ª e 3.ª vagas fomos capazes de assegurar uma resposta robusta e competente aos doentes não covid-19, que sempre foram uma preocupação do hospital”, destacou fonte do São João.
Segundo a unidade hospitalar do Porto, durante o período da segunda e terceira vagas verificou-se “uma atividade próxima do expectável” no que respeita a consultas externas, hospital de dia e a cirurgia de ambulatório, com o intuito de “não penalizar os doentes”.
Note-se que o número de casos diários de infeções e de mortes pelo novo coronavírus tem vindo a baixar nos últimos dias. Portugal registou, nas últimas 24 horas, novos 1.944 novos casos e 105 óbitos.
De acordo com o último boletim diário da Direção Geral de Saúde, há menos 2.562 casos ativos e mais 4.401 recuperados.
Portugal já contabilizou um total de 792.829 casos de covid-19 e 15.754 óbitos, desde o início da pandemia.