O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) informou que “flexibilizou os meios de acesso remoto às suas plataformas digitais de gestão de informação clínica”, de forma a “garantir e reforçar uma resposta mais integrada do ponto de vista clínico, permitindo que os médicos possam fazer uso de meios tecnológicos para continuarem no exercício da sua missão de prestação de cuidados num ambiente seguro, para os utentes e colaboradores, nesta fase particularmente exigente”.
Por outro lado, adianta que alargou também o plafond dos telemóveis de uso na instituição, para que os médicos possam “fazer telefonemas para os seus doentes, utilizando os equipamentos e a rede da instituição”.
De acordo com o São João, os profissionais poderão assim “realizar tarefas remotamente tais como consultas não-presenciais por telefone, relatos de exames – como por exemplo Radiologia e Neurorradiologia -, bem como aqueles que estejam em período de quarentena poderão apoiar, à distância, os seus colegas na prestação de cuidados”.
Para fazer uso de acesso remoto para aceder à informação clínica do CHUSJ, os médicos têm o apoio de um tutorial de apoio técnico criado pelo seu Serviço de Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação.
De forma simples e prática, acrescenta, poderão realizar teletrabalho, monitorizar os seus doentes, realizar consultas não presenciais, prescrever fármacos de forma desmaterializada e, desta forma, contribuir ativamente para o apoio dos doentes crónicos e dos mais vulneráveis.