A avaliação do desempenho, em 2013, dos hospitais públicos (internamento) em Portugal Continental foi realizada por especialistas da ENSP, que identificaram as dez melhores instituições na resposta que deram a 17 conjuntos de doenças.
No documento definitivo, subscrito por Carlos Costa e Sílvia Lopes, da ENSP, e que será divulgado esta semana, depois dos centros hospitalares de São João (Porto), do Universitário de Coimbra e do de Lisboa Norte, que ocupam o primeiro, segundo e terceiro lugar no “ranking”, respetivamente, surge nesta avaliação ao desempenho global o Hospital Beatriz Ângelo (Loures), na quarta posição.
Seguem-se os centros hospitalares do Porto e de Lisboa Central, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, os centros hospitalares de Tondela-Viseu, do Tâmega e Sousa e o Hospital de Braga.
Este “ranking” resulta da avaliação dos episódios de internamento para as doenças do aparelho ocular, cardíacas e vasculares, digestivas, endócrinas e metabólicas, ginecológicas e obstétricas, infeciosas, músculo-esqueléticas, neoplásicas, neurológicas, órgãos genitais masculinos, dos ouvidos, nariz e garganta, pediátricas, da pele e tecido celular subcutâneo, respiratórias, dos rins e aparelho urinário, do sangue e órgãos linfáticos e hematopoéticos, traumatismos e lesões acidentais.
O Centro Hospital de São João (Porto) lidera para as doenças cardíacas e vasculares, para as doenças digestivas, para as doenças infeciosas, para as doenças do sangue e dos órgãos linfáticos e hematopoéticos e para as doenças neurológicas, bem como para as doenças dos órgãos genitais masculinos.
O Centro Hospitalar de Setúbal foi o melhor classificado para as doenças do aparelho ocular, enquanto que nas doenças endócrinas e metabólicas, o primeiro lugar é ocupado pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que também lidera a avaliação para as doenças ginecológicas e obstétricas.
O Centro Hospitalar de Tondela e Viseu é o primeiro classificado para as doenças músculo-esqueléticas e para os traumatismos e lesões acidentais.
Nas doenças neoplásicas, o melhor classificado foi o Centro Hospitalar de São João, seguido do IPO do Porto, os centros hospitalares de Coimbra e de Lisboa Central e, em quinto lugar, o IPO de Lisboa.
O IPO de Coimbra está em primeiro lugar para as doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Nas doenças pediátricas lidera o Hospital Beatriz Ângelo (Loures), e o Centro Hospital de São João volta a aparecer em primeiro lugar para as doenças da pele e do tecido celular subcutâneo e as patologias respiratórias.
Para as doenças dos rins e do aparelho urinário, o primeiro lugar é ocupado pelo Centro Hospitalar de Lisboa Norte.