Sogrape

São João lança primeira zona livre tecnológica de emergência médica

São João lança primeira zona livre tecnológica de emergência médica

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) anunciou que vai lançar aquela que será a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em contexto de emergência médica e situação de catástrofe em Portugal.

Além de pretender “encontrar novas soluções de base tecnológica de forma a tornar mais rápida a resposta em situações de emergência”, o São João procura também, com esta iniciativa, “afirmar Portugal internacionalmente” na tecnologia para a saúde.

Em comunicado, o hospital adianta que a solução em causa, pioneiro no país, “resulta da combinação das valências dos setores da mobilidade e da aeronáutica, em torno do conceito Mobilidade Aérea Avançada, uma área emergente da indústria aeronáutica que pressupõe a utilização de veículos aéreos de descolagem vertical, incluindo drones”.

“O objetivo é testar e experimentar o transporte de carga e de passageiros, caso do transporte de órgãos ou de medicamentos, numa abordagem integrada entre meios físicos de mobilidade aérea e terrestre, conetividade entre os vários meios e plataformas computacionais para gestão das operações que permitam, com base nos dados recolhidos, desenvolver modelos inteligentes de otimização de recursos e rotas”, lê-se.

Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, olha para o projeto como uma “oportunidade única para fazer parte de um ecossistema de parceiros de áreas tão distintas como o são a ciência, a tecnologia e a indústria”.

“Procurar respostas rápidas e adequadas a situações de emergência médica não é, apenas, um desígnio dos profissionais de saúde, e unir esforços multidisciplinares para um bem comum é essencial para o país”, sublinhou.

A ZLT será gerida pelo Hospital de São João com o apoio do 4LifeLab, um laboratório colaborativo de dispositivos e sistemas para emergências médicas”, que conta com parceiros como o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes