PUB
Recheio 2024 Profissional

São João cria unidade para procedimentos endoscópicos a doentes Covid-19

São João cria unidade para procedimentos endoscópicos a doentes Covid-19

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) conta agora com uma unidade específica para procedimentos endoscópicos a doentes Covid-19/positivos. Além de mais segurança, o serviço permitirá ainda acelerar a lista de espera.

“No Centro de Endoscopia Digestiva do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi aberta esta segunda-feira,  21 de setembro, uma Unidade específica para procedimentos Endoscópicos a doentes COVID-19/positivos que confere ao Centro a capacidade de criar diferentes circuitos de circulação para os doentes”, anuncia o centro hospitalar.

“A decisão que motivou a criação desta estrutura resultou da antevisão das circunstâncias epidemiológicas da atual pandemia, devendo ser garantido o acesso dos doentes COVID-19/positivos a todo o tipo de exames endoscópicos. Esta logística, criada em tempo útil, otimiza também as condições de assistência para os doentes não COVID, que terão acesso ao Centro de Endoscopia Digestiva em circunstâncias normalizadas”, explica Guilherme Macedo, diretor do Serviço de Gastrenterologia do CHUSJ.

A unidade terá uma capacidade instalada para 15/20 doentes por dia, refere o Notícias ao Minuto, acrescentando que o acesso de doentes positivos ou fortemente suspeitos será feito pelo exterior do hospital, através de um circuito novo que também contempla a criação de uma zona estanque para profissionais de saúde, na qual se podem equipar e vestir, existindo equipas diferenciadas para a área covid e não covid.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Estas abordagens exclusivas de circulação, destinadas a doentes de ambulatório e doentes internados, bem como a profissionais de saúde, proporcionam um grande incremento de segurança e confiança para todos os que precisam destes meios diagnósticos e terapêuticos”, salienta o CHUSJ.

“Esta metodologia de organização, com o estabelecimento de circuitos exclusivos e diferenciados para doentes com necessidade de realização de exames endoscópicos, constitui uma abordagem pioneira em termos nacionais”, destaca ainda o CHUSJ.

O Serviço de Gastrenterologia do CHUSJ está a realizar, atualmente, cerca de 250 exames por semana, estando “aquém do normal na era pré-covid”, quando realizava cerca de mais 100 no mesmo período.

À Lusa Guilherme Macedo adiantou ainda que este novo circuito irá permitir a otimização do tempo entre cada exame, bem como acelerar a lista de espera.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem