A festa de São João vai ser precedida de aguaceiros, trovoadas e granizo, mas as temperaturas devem rondar os 35 graus.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, no entanto, que no sábado e no domingo haja uma diminuição das condições de instabilidade e uma pequena subida da temperatura máxima.
“As ocorrências de aguaceiros podem registar-se já hoje [quarta-feira] a norte do país, acompanhadas por trovoadas e poderá cair até granizo”, disse fonte do IPMA à agência Lusa, acrescentando que, numa previsão “especial para o S. João” e que é válida até às 23h59 de dia 24, estão previstos períodos de “muita nebulosidade, existindo condições para ocorrência de aguaceiros e trovoadas”.
Até domingo, o estado do tempo no continente será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado sobre a região dos Açores, por uma depressão sobre o interior da Península Ibérica, e nos níveis altos da troposfera, e por uma depressão centrada a oeste-sudoeste do território”.
De acordo com a mesma fonte, até domingo, as previsões apontam para céu com períodos de muita nebulosidade, existindo condições para ocorrência de aguaceiros e trovoadas, mais prováveis e frequentes a partir desta quarta-feira, em especial nas regiões Norte e Centro, onde poderão ser localmente fortes e sob a forma de granizo.
O vento será fraco, sendo moderado a forte do quadrante leste nas terras altas.
As temperaturas mínimas deverão rondar entre 16 e 21 graus centígrados (ºC) e estima-se que as temperaturas máximas devem variar entre 28 e 35ºC, sendo ligeiramente inferiores na faixa costeira, entre 25 e 28ºC.