AQUACIN NF

São Bento é uma das estações mais bonitas do mundo

São Bento é uma das estações mais bonitas do mundo

Elogiada permanentemente por estrangeiros e portugueses, sobretudo os portuenses, que tanto se orgulham de a ter na cidade, a Estação de São Bento costuma ser alvo de diversos reconhecimentos, quer pela sua história, arquitetura como pelos magníficos azulejos. Desta vez, a obra, assinada pelo arquiteto José Marques da Silva, foi eleita uma das estações ferroviárias mais bonitas do mundo, de acordo com a revista internacional Architectural Digest.

Em causa está uma lista que engloba mais 36 estações, onde Lise Funderburg, Allix Cott e Jessica Cherner destacam a infraestrutura portuense devido às suas características singulares. “O arquiteto José Marques da Silva inspirou-se na Paris do século XIX quando desenhou a fachada e telhado amansardado da estação do Porto, que abriu em 1916”, referem no texto.

Além disso, mencionam ainda o “destaque central da estação”, criada pelo pintor e filho nativo Jorge Colaço, que terá coberto as “paredes do átrio com cenas da história de Portugal”. “Ainda que Colaço trabalhasse frequentemente sobre tela, a técnica utilizada na estação recorreu a 20 mil azulejos de cerâmica. O artista precisou de 11 anos para completar os murais”, sublinham os autores.

A Architectural Digest inclui ainda na lista a estação do Oriente, em Lisboa. As portuguesas foram eleitas uma das estações mais bonitas do mundo, ao lado de gares como a de Chhatrapati Shivaji, na Índia, a Amsterdam Centraal, nos Países Baixos, e a Wemyss Bay, na Escócia.

De referir que a revista Architectural Digest foi lançada em 1920, na Califórnia, definindo-se como uma “vibrante celebração mensal dos talentos internacionais do design, casas e produtos inovadores, ideias inspiradoras de decoração, cultura, e viagens”.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal