PUB
Galiza3

Santo Tirso volta a ser a capital da guitarra

Santo Tirso volta a ser a capital da guitarra

O Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, que decorre de 11 maio a 2 de junho, volta a trazer a Portugal os grandes mestres da guitarra. Para além da música clássica e das novas expressões, este ano o Festival abre-se também ao fado.

A 25ª edição do evento abre com um concerto muito especial. Da mundialmente famosa escola cubana da guitarra clássica, Alfredo Panebianco traz consigo uma composição dedicada em exclusivo à cidade de Santo Tirso e ao Festival Internacional de Guitarra.

A estreia mundial acontece a 11 de maio e Panebianco vai partilhar o palco com a guitarrista Vania Del Monaco e a Orquestra ARTAVE, no auditório Padre António Vieira.

 

A guitarra clássica estará ainda em destaque nos concertos do italiano Lorenzo Micheli, dia 18 de maio, na capela da Escola Agrícola e do polaco Lukasz Kuropaczewski, que terá lugar a 26 de maio, na Biblioteca Municipal.

No dia 19 de maio, na Quinta de Fora, o espanhol José Carlos Gómez propõe um retorno às origens da guitarra flamenca.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Uma semana depois, chega dos EUA Trevor Gordon Hall que, na sua busca por novos sons, colaborou com vários construtores para dar novas possibilidades à guitarra acústica. O resultado pode ser ouvido a 25 de maio, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

No dia 1 de junho, é a vez de subir ao palco do festival o Diego Jascalevich Trio, que se apresenta com uma intensa, emocionante e virtuosa união musical feita entre os sons da Argentina e do Brasil. O festival encerra, no dia dois, com aquele que é hoje considerado, dentro e fora de portas, como um dos maiores valores do fado: Ricardo Ribeiro. Ambos os concertos têm lugar no auditório Eurico de Melo.

De referir que todos os concertos têm início às 21h30.

Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “ Este é um programa de grande qualidade e bastante diversificado. Temos, naturalmente, muita guitarra clássica, mas temos também outras expressões como flamengo e fado que, estou certo, de que serão apostas de grande sucesso. E é uma enorme honra ter um músico com a qualidade e de Alfredo Panebianco a trazer uma composição dedicada à cidade e a estes 25 anos do Festival Internacional de Guitarra”.

O Festival Internacional de Guitarra é organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (Artave) e o Centro Cultural Musical (CCM).

Os bilhetes para os concertos têm o preço de 7,5 euros, 10 euros para o concerto de Ricardo Ribeiro e podem ser adquiridos na Artave e nas FNACs de Santa Catarina e do Norteshopping.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2