Junta da Galiza

Santo Tirso suspende eventos até 30 de setembro

Santo Tirso suspende eventos até 30 de setembro

A Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu prolongar a suspensão de eventos promovidos ou apoiados pela autarquia até 30 de setembro. Festas de São Bento, Santo Tirso a Cores e Passeio Anual Sénior são algumas das iniciativas que não terão lugar este ano.

Todos os eventos públicos da responsabilidade do Município de Santo Tirso estão suspensos até ao final de setembro.

A decisão da autarquia, que teve por base a necessidade de continuar a combater a propagação do surto da Covid-19, foi tomada depois de ouvida a Subcomissão Municipal de Proteção Civil – da qual fazem parte as autoridades de saúde, ACES Santo Tirso/Trofa, Centro Hospitalar do Médio Ave e delegado de saúde, as forças de segurança (PSP, GNR e Polícia Municipal) e os agentes de proteção civil, a Segurança Social, entre outros.

“Foi uma decisão difícil, até porque a suspensão das atividades implica a não realização das Festas de São Bento, de longe a data mais importante do calendário do Município, assente numa importante tradição religiosa”, refere Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

No entanto, o autarca explica que a decisão está em linha não só com “a proibição de realização de festivais de música e espetáculos, até 30 de setembro, deliberada pelo Governo no último Conselho de Ministros”, mas também com “o adiamento para o próximo ano de procissões, festas e concentrações religiosas, determinado pela Conferência Episcopal Portuguesa, a 2 de maio”.

“Apesar termos entrado numa fase de desconfinamento, no país e no Município, enquanto não houver uma vacina para a Covid-19, a única coisa que temos como certa para evitar o contágio é o distanciamento social, pelo que não é prudente, no médio prazo, a realização de eventos que juntam milhares de pessoas nas ruas”, acrescenta Alberto Costa.

Entre as várias atividades suspensas até 30 de setembro, e para além das Festas de São Bento que se celebram a 11 de julho, feriado municipal, também o Santo Tirso a Cores e o Passeio Anual Sénior não terão lugar este ano.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli