PUB
Recheio 2024 Institucional

Santo Tirso quer mercado reformulado dentro de três anos

Santo Tirso quer mercado reformulado dentro de três anos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A reformulação do mercado municipal de Santo Tirso deverá concretizar-se dentro de três anos e rondará os 2,5 milhões de euros.

À margem da apresentação da proposta vencedora da 13.ª edição do Europan, concurso europeu no qual Portugal participa desde 1998 através de equipamentos de vários concelhos, sendo que em 2015 Santo Tirso participou com o mercado municipal, o presidente da câmara local, Joaquim Couto, garantiu que “dentro de um ano” quer ter pronto um “projeto definitivo” para o espaço.
De acordo com o autarca, a requalificação incluirá o edifício e a praça envolvente, bem como obras subterrâneas (água, esgotos, eletricidade). O projeto poderá rondar os 2,5 milhões de euros e, partindo com uma “visão otimista”, tudo poderá estar pronto dentro de três anos, incluindo a obtenção dos vistos do Tribunal de Contas.
O mercado municipal, considerado “um espaço emblemático da cidade”, insere-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Santo Tirso, que inclui a reformulação de vários espaços públicos.
Joaquim Couto disse ainda que está a ser feito um estudo global sobre o estacionamento da cidade.
“Estamos a trabalhar com consultores de trânsito e mobilidade no sentido de encontrar soluções adequadas para a cidade. Poderá ser uma solução policêntrica com quatro/cinco/seis/sete pequenos parques de estacionamento ou poderá ser uma solução centralizada com dois parques de grande dimensão”, explicou o autarca, que admitiu preferir a solução de vários parques.
Relativamente à feira semanal – que se realiza às segundas-feiras na envolvente ao mercado municipal -, o autarca afirmou que qualquer futuro projeto para o local incluirá a feira e que no período de obras serão criadas alternativas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3