PUB
Recheio 2024 Institucional

Santo Tirso: projeto de horta urbana vence Orçamento Participativo Jovem

Santo Tirso: projeto de horta urbana vence Orçamento Participativo Jovem

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Espaço nascerá nas traseiras da Fábrica de Santo Thyrso, num investimento de 92 mil euros.

O projeto de criação de uma horta urbana, que venceu o primeiro Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Santo Tirso, vai ser implementado, durante este ano, nas traseiras da Fábrica de Santo Thyrso, num investimento municipal de cerca de 92 mil euros.
O espaço servirá para uso particular e coletivo, integrando uma área destinada às famílias e outra a instituições do concelho e do distrito do Porto. Segundo reconheceu o presidente da autarquia, Joaquim Couto, “trata-se de uma proposta com impacto no espaço público, mas também com uma forte componente social que se adequa aos objetivos do atual executivo”. Os produtos cultivados serão apenas para consumo. Contudo, no caso das horas coletivas, está a ser ponderada a criação de um espaço de venda controlada pela autarquia para os excedentes de produção, com a salvaguarda de que o dinheiro que daí resultar reverterá a favor dos custos de manutenção. A ideia foi avançada por três jovens tirsenses: Cristiana Gonçalves, Joana de Castro e Marta Ferreira.
O primeiro OPJ de Santo Tirso contou com mais de uma dezena de propostas e a participação de cerca de 150 jovens, com idades entre os 12 e os 30 anos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem