PUB
Recheio 2024 Institucional

Santo Tirso: crianças com deficiência abrangidas pelo projeto “Mimar”

Santo Tirso: crianças com deficiência abrangidas pelo projeto “Mimar”

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Nestas férias da Páscoa, o programa chegará a 750 alunos, entre os quais crianças que frequentam as Unidades de Multideficiência das escolas EB de S. Rosendo e EB de S. Tomé de Negrelos.

A autarquia tirsense decidiu estender o programa “Mimar” – dinamizado durante as paragens letivas – às unidades de multideficiência do concelho, com o objetivo de “expandir as políticas inclusivas” e de aumentar a qualidade de vida dos agregados familiares. Inaugurada no ano letivo 2013/14, a iniciativa destina-se a preencher os períodos de férias de natal, Páscoa e verão com diferentes atividades, que já beneficiaram cerca de cinco mil estudantes.
Segundo adiantou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, nesta edição da Páscoa, estão inscritos 750 alunos, entre os quais crianças e jovens que frequentam as Unidades de Multideficiência das escolas EB de S. Rosendo e EB de S. Tomé de Negrelos. “Consideramos que se trata de um gesto muito significativo porque estamos a falar de pessoas dependentes que necessitam de um apoio sistemático e permanente”, sublinhou o autarca, adiantando que, a pensar nestas crianças, o “Mimar” priorizou as atividades de interior, com uma saída ao Parque Urbano da Rabada e aulas de desporto adaptado ou de dança. Além disso, prevê-se a frequência dos equipamentos disponíveis na Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID), uma instituição fundada em 1998 para responder às necessidades do concelho nesta área em várias dimensões, nomeadamente na ocupação e inserção socioprofissional.
Na quinta edição do projeto, a Câmara conta investir entre 75 a 100 mil euros em transportes, material de higiene, alimentação e contratação de monitores.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2