O segundo centro de rastreio da Covid-19 no concelho de Santo Tirso funciona no parque de estacionamento do centro de saúde local e tem capacidade para realizar 50 testes por dia.
Resultado de uma parceria entre o ACES Santo Tirso/Trofa e a Câmara Municipal de Santo Tirso, esta Unidade de Rastreio à Covid-19 funciona de segunda a sexta-feira, entre as 8h0e as 13h e as 14h e as 19h. Aos sábados e domingos, está encerrada.
À semelhança do que sucede com o centro de despistagem à Covid-19 gerido pelo Laboratório Germano de Sousa, localizado na Escola S. Rosendo, a Unidade de Rastreio do ACES Santo Tirso/Trofa só realiza rastreios mediante prescrição médica, emitida pelo médico de família dos centros de saúde dos Municípios de Santo Tirso e da Trofa.
Uma vez que os utentes têm obrigatoriamente de ser encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde, os testes são gratuitos.
O teste, feito por marcação do médico de família, tem de ser realizado presencialmente na unidade de rastreio, já que o centro não permite o teste em regime “drive thru”, no qual é possível fazer a colheita sem sair da viatura.
Na impossibilidade de o utente se deslocar ao centro de despistagem, o ACES Santo Tirso/Trofa tem em funcionamento duas equipas, compostas por dois enfermeiros, com capacidade para realizar as colheitas ao domicílio, nomeadamente em lares e outras instituições.
A nova unidade de rastreio, situada na Rua do Jornal de Santo Tirso, tem capacidade para a realização de 50 testes/dia e é gerida pelo ACES Santo Tirso/Trofa, com o apoio do I3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, um consórcio que junta três instituições da Universidade do Porto – Instituto de Biologia Molecular e Celular, Instituto Nacional de Engenharia Biomédica e Instituto de Patologia e Imunologia Molecular.