PUB
Recheio 2025

Santo Ovídio: obras da Linha Rubi avançam a ritmo acelerado (imagens)

Santo Ovídio: obras da Linha Rubi avançam a ritmo acelerado (imagens)

Com o cenário de Santo Ovídio completamente alterado pelas obras, já começaram a ser colocadas as estacas que marcam o início da construção da nova estação subterrânea da Linha Rubi. Embora os taipais escondam grande parte da intervenção, imagens divulgadas pela Metro do Porto na rede X revelam o impacto da profunda transformação que está em curso.

Esta nova estação ficará estrategicamente localizada ao lado da atual paragem da Linha Amarela, preparando-se para um futuro em que Santo Ovídio se tornará um importante hub de transportes. Além do metro, está prevista a chegada do TGV, que vem consolidar a zona como um ponto chave para ligações ferroviárias, complementado pelas várias vias rodoviárias que servem o concelho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Linha Rubi, um projeto de 435 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, terá um traçado de 6,3 quilómetros e ligará Santo Ovídio à Casa da Música, no Porto. O plano inclui ainda a construção da nova ponte D. Antónia Ferreira, conhecida como “Ferreirinha”, que atravessará o rio Douro. Para cumprir os prazos definidos, a obra terá de estar concluída até ao final de 2026.

No total, serão oito novas estações. Em Gaia, três estarão à superfície (Arrábida, Candal e Rotunda, esta última num nível inferior à via rodoviária), enquanto outras três ficarão no subsolo (Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio, que terá ligação direta à estação existente). No Porto, ambas as novas estações serão subterrâneas: Casa da Música, que se conectará à já existente, e Campo Alegre. O projeto contempla ainda um interface ferroviário na estação das Devesas, em Gaia.

Imagens: Metro do Porto
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3