A Fundação Santander Portugal formou uma parceria com o movimento internacional Code.org com o intuito de “alargar o ensino da programação a crianças e professores em Portugal, potenciando e marcando a diferença no modelo educativo tradicional”. Assim, crianças e jovens podem ser preparados para as “profissões do futuro”, ao aprenderem a programar, assim como “aprendem qualquer outra disciplina, como a matemática ou a biologia”.
Segundo o último relatório de 2023 do Fórum Económico Mundial, de acordo com a nota de imprensa enviada à VIVA!, dos atuais 673 milhões postos de trabalho serão eliminados 83 milhões, enquanto outros 69 milhões vão ser criados. Está previsto, ainda, que as profissões relacionadas à programação vão ter um crescimento de 30%, em média, até 2027.
“Este projeto prossegue a nossa missão e os objetivos assumidos e vem complementar o sistema educativo tradicional, apoiando educadores e alunos, contribuindo para que se tornem mais críticos, empreendedores e preparados para os desafios e as oportunidades do futuro”, afirma Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal.
“Sendo uma plataforma aberta e gratuita, a Code.org está a contribuir para reparar o elevador social, proporcionando o acesso a todos e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva. A programação deve tornar-se cada vez mais numa linguagem que se aprende desde muito cedo, tal como outras línguas essenciais. No futuro, todos vamos precisar de saber ‘falar’ a linguagem da programação”, acrescenta.
Com a formação da parceria entre a Fundação Santander Portugal e o movimento internacional Code.org serão disponibilizadas 200 bolsas de formação específica “para que cada professor, independentemente da disciplina, possa aprender noções básicas de programação e aplicá-las nas salas de aulas”.
As candidaturas são destinadas a todos os professores, da pré-primária ao ensino secundário, e já se encontram abertas através do site da campanha.
Com o objetivo de “formar 3.000 professores nos próximos 3 anos e envolver mais 120.000 alunos no programa”, a Fundação Santander Portugal irá promover a “Hora do Código”, uma iniciativa que “consiste na realização de eventos de 1 hora em que as crianças podem contactar pela primeira vez com a programação, através de vídeos, jogos e atividades”.
A iniciativa, a nível mundial, já conta com o apoio de mais de 400 parceiros e 200.000 educadores.
Foto: Cottonbro Studio / Pexels