O autarca de Penafiel, Antonino Sousa, explicou que a intervenção vai recuperar “de forma profunda e o mais aproximada possível do original” aquele antigo espaço de recriação, no coração da cidade, junto à Igreja Matriz, que funcionou a partir de meados do século XIX como sala de espetáculos.
“É uma excelente notícia a recuperação de um espaço emblemático da cidade”, disse ainda.
O presidente da Câmara acrescentou que antes daquela ocupação, o imóvel acolhia, pelo menos desde 1509, uma capela pertencente ao hospital da Misericórdia.
“A história daquele espaço tem mais de cinco séculos”, assinalou.
O imóvel pertence à paróquia de Penafiel, com a qual a Câmara celebrou agora um protocolo com os termos que permitirão a recuperação do espaço.
A obra vai ser financiada pelos fundos do Norte 2020, no contexto de uma candidatura apresentada pela autarquia e ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Penafiel.
Na década de 90 do século passado, o espaço de recreio foi fechado, devido à degradação que já então evidenciava, e desde então a situação agravou-se.
Antonino Sousa disse esperar que a obra possa iniciar-se durante o próximo ano, decorrendo nesta fase a execução do projeto, a cargo de técnicos especializados na recuperação deste tipo de imóveis históricos.
Quinta-feira 21 Julho, 2016
Sala de espetáculos mais antiga de Penafiel vai ser reabilitada no próximo ano
A sala de espetáculos mais antiga de Penafiel, sem uso há vinte anos, conhecida como “Recreatório”, vai ser recuperada no próximo ano, num investimento de 410 mil euros.