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Saiba porque deve começar a meditar

Saiba porque deve começar a meditar

Numa altura em que acontecimentos traumáticos como tiroteios, pandemias, incêndios e perdas que parecem intermináveis, a meditação pode ser um escape e uma ajuda durante períodos de incerteza como estes.

São vários os estudos que falam sobre dos benefícios da meditação, sendo alguns dos enumerados a redução da ansiedade e do stresse e o aumento da concentração. Por esse motivo, esta é uma prática de mindfulness cada vez mais adotada, visto que a maior parte dos exercícios podem ser realizados em qualquer lugar e em qualquer momento, sem necessidade de investir em aparelhos.

Sempre que possível a meditação deve ser orientada por um profissional da área, pois fazer esta prática de forma errada pode causar o efeito contrário, levando ao sentimento de frustração, ansiedade e stresse. Atualmente existem aplicações, vídeos na internet e aulas ou cursos que ensinam cada pessoa a realizar meditação da melhor forma possível.

Entre os principais benefícios da meditação está, como já referido, a redução do stresse e a ansiedade, uma vez que faz com que a pessoa relaxe, deixando de se focar no passado ou em preocupações com o futuro.

A meditação aumenta também a atenção perante as atividades realizadas no dia-a-dia, tornando-as mais satisfatórias e intensas, porque a pessoa se sente mais plena, desfrutando mais do momento presente. Além disso, vários estudos indicam que a meditação contribui para controlar a depressão, fazendo com que o indivíduo tenha uma visão mais otimista sobre a vida.

Ajuda a diminuir os pensamentos negativos e a ansiedade do dia-a-dia, permitindo que cada um se sinta mais relaxado, diminuindo, assim, os pensamentos intrusivos na hora de adormecer. Desta forma, a qualidade do sono também será melhorada.

A prática regular de meditação contribui ainda para normalizar a pressão arterial, não só enquanto os exercícios são praticados, mas também diariamente.

Desta forma, se pretender fazer meditação deve começar com pequenos períodos de tempo, praticando 5 minutos por dia no início e ir aumentando o tempo progressivamente à medida que a mente se habitua ao estado de concentração.

Ao início os olhos podem permanecer abertos, mas devem ficar relaxados, sem focar em algo específico e sem haver distrações visuais no ambiente de meditação, como televisores, pessoas em movimento ou animais.

Deve também considerar a procura de centros de meditação em grupo com professores ou iniciar a prática com vídeos de meditação guiada na internet.

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