CM Matosinhos

Saiba como manter o seu cérebro ativo

Saiba como manter o seu cérebro ativo

Falar sozinho, escrever, de forma a não esquecer, criar sinais, categorizar e meditar. Estes são alguns dos exercícios recomendados pel’O Sapo para ajudar a estimular as suas capacidades cognitivas e, consequentemente, melhorar a sua saúde, bem-estar e aumentar a capacidade de memória e agilidade de raciocínio.

De acordo com a publicação, o cérebro é como se fosse um músculo, que precisa de “treino diário para não se oxidar”. E a razão, explicam, é simples: “Quanto mais controlo tiver em relação aos seus pensamentos, mais saudável e lúcido estará o seu cérebro”.

Assim são deixados alguns conselhos, nomeadamente “falar sozinho”. “Às vezes, não é suficiente uma referência visual para recordar as coisas. Se proporcionar uma referência auditiva, será mais fácil”, sublinha a nota divulgada, recomendando que os cidadãos repitam aquilo que estão a fazer com utilização de frases como “estou a estacionar na zona laranja do centro comercial”, “deixo as chaves na mesa de cabeceira” ou ainda “depositei as chaves na mesa da entrada”.

Anotar todos os pensamentos e compromissos logo pela manhã é também um dos conselhos destacados, sendo que deve ser ainda reservada uma folha para metas e projetos como “quero começar a cozinhar melhor” e “no espaço de um ano aprenderei francês”. Posteriormente, deve relê-las para “continuar a trabalhar para as atingir”.

“Perdeu algo? Lembre-se de todos os lugares onde esteve. Feche os olhos e pense «cheguei ao escritório, deixei a carteira no cabide, tirei os óculos e deixei-os em determinado lugar, depois fui…», sublinha ainda a publicação, destacando que “este tipo de atividade, além de “estimular as suas capacidades cognitivas, permite-lhe resolver problemas do dia a dia”.

Sinalizar para ajudar a lembrar é também um dos conselhos deixados assim como classificar por categorias. “Aprender a memorizar dados e quantias é mais fácil do que parece. Faça a lista de compras mentalmente, separe e agrupe os produtos que necessita. Ponha de um lado os alimentos (vegetais, leguminosas frutas, carne…), por outro os objetos de higiene e perfumaria (gel de banho, desodorizante, desmaquilhante…) e utensílios de limpeza de casa, por exemplo”, lê-se.

Por sua vez, se costuma ter dificuldade em memorizar números o segredo, saiba que o segredo é “dividir para vencer”. Divida os dígitos em grupos de três ou de dois, repita-os mentalmente cinco vezes por dia e “sair-lhe-ão de forma automática”.

O último conselho deixado pel’O Sapo prende-se com a meditação. Basta dedicar dez minutos à mesma, numa zona favorita da sua casa, sem luz ou ruídos. “Acomode-se e centre-se na respiração. Inspire o ar pelo nariz, até chegar ao estômago e pulmões. Depois, expulse-o devagar pela boca”. Acredite que se sentirá muito mais calmo…

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.