A semana arrancou com uma subida expressiva da temperatura máxima, que, segundo indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), deverá manter-se, pelo menos, até ao fim de semana, com algumas regiões de Portugal continental a atingir mesmo os 39.ºC.
Tendo em conta a previsão meteorológica, é esperado um aumento de cidadãos nas praias portuguesas, pelo que deve ter em conta alguns cuidados básicos para evitar apanhar um escaldão no corpo. Se, por acaso, e como acontece a maior parte das vezes, só se aperceber de que apanhou algum escaldão depois, saiba que há algumas medidas que pode colocar, imediatamente, em prática para que evitar que a situação evolua para uma queimadura grave.
A primeira, e mais importante, é que deve “sair imediatamente do sol”. “Se começar a sentir a sua pele muito quente, a primeira coisa a fazer é sair do sol e tomar um banho de água bastante fria”, sugere a Cosmetis, de acordo com uma publicação d’O Sapo. Além disso, recomenda ainda, à população em geral, a não exposição ao sol entre as 12h00 e as 16h00, uma vez que é considerado o período em que “os raios incidem com mais força”.
Além disso, é igualmente importante “manter a hidratação”, com água, água aromatizada ou mesmo chá frio, sobretudo se estiver com um escaldão. Como explica a mesma publicação, a ingestão de água “ajuda a regenerar e manter a pele hidratada e a recuperar mais rapidamente do escaldão”.
Se quiser acelerar o processo de cura pode ainda optar pelo consumo de frutas e vegetais ricos em “propriedades antioxidantes”, como a papaia, a manga e/ou a romã. Desta forma, estará a ajudar a “repor os sais minerais que estão em falta”.
Outro dos conselhos passa pela utilização de cremes hidratantes, que desempenham também um fator essencial na regeneração da pele. “Um creme reparador e calmante, com uma textura rica para o cuidado específico da pele sujeita a escaldões, feito à base de ingredientes regenerantes, antibacterianos e anti irritantes, estimula a regeneração da pele, previne a proliferação de bactérias e acalma as irritações”, explica, acrescentando ainda que a pele “fica reparada, saudável, confortável e mais resistente”.
Por fim, a Cosmetis sugere a aplicação de água fria na área dos escaldões. Desta forma, sentir-se-á menos desconfortável, uma vez que o processo ajudará a “controlar a dor”.