
A cidade do Porto é reconhecida internacionalmente pela sua cultura e património histórico, que são um dos grandes motivos para a Invicta ser visitada por turistas, não só do nosso país, mas de muitas outras partes do mundo.
Dito isto, recorde-se que o Porto chegou até a ser nomeado como “Capital Europeia da Cultura”, no ano de 2001. Já se passaram 24 anos desde a nomeação, que foi feita a meias com a cidade neerlandesa de Roterdão.
Numa entrevista à RTP, quem se pronunciou sobre a nomeação do Porto a “Capital Europeia da Cultura” foi o diretor artístico da Casa da Música. Na opinião de António Jorge Pacheco, “há um Porto antes e depois [da nomeação] assim como há um antes e depois da Casa da Música”.
O próprio acrescenta ainda que, “dado ao aumento da oferta e da qualidade da oferta”, decorrente da nomeação a Capital da Cultura, começou a haver um interesse maior sobre a cidade Invicta, como pólo cultural do velho continente.
Ainda assim, vale a pena referir que foi uma altura repleta de desafios. Sobre o assunto, o arquiteto Álvaro Domingues relembra que, na época “havia o desafio para o Campo Alegre, o Estado tinha feito obras de fundo no Teatro São João. Havia ainda a ideia de transformar a Cadeia da Relação”.
Como relata a RTP, na altura, o Porto era visto como uma cidade “adormecida”, em termos de oferta cultural, que necessitava de renovação. Com o passar dos anos, a evolução cultural da cidade tem-se vindo a verificar e António Jorge Pacheco destaca o caráter singular do Porto, também pela sua dimensão.
“Eu acho difícil encontrarmos, no espaço europeu, uma cidade com esta dimensão, que tenha uma oferta cultural como o Porto tem” – refere. No mesmo sentido, Álvaro Domingues acrescenta que, por vezes, o “problema é o gatilho inicial, lançar uma dinâmica, porque se tudo correr bem, depois as coisas alimentam-se a si próprias”.
Os anos passaram e o Porto continua a assumir-se como um ponto cultural de destaque, na Europa. Mais recentemente, e a propósito de grandes nomeações da cidade, ficamos a conhecer a candidatura de Porto e Gaia à distinção de Capital Mundial do Desporto, em 2027.