No Dia Nacional dos Cientistas, eles ganham palco no Festival de Ciência Online. Do programa fazem parte conversas com investigadores, demonstrações e visitas virtuais, entre outras surpresas. Vão ser três horas de emissão online dedicadas à ciência que se faz em Portugal e no mundo. Este sábado, 16 de maio, das 16h às 19h, em cienciaviva.pt/festival.
O Dia Nacional dos Cientistas assinala-se a 16 de maio – data do nascimento do cientista e político português José Mariano Gago. Nesse dia, acontece o Festival de Ciência online, “uma celebração da ciência e dos cientistas, como motor para o progresso social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos”.
A iniciativa é uma homenagem da Rede Nacional de Centros Ciência Viva “ao trabalho dos investigadores que, através das suas conquistas, possibilitam avanços imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida das populações em áreas como a saúde, a educação, o ambiente, a tecnologia, entre muitas outras”, lê-se na página da Ciência Viva.
O festival decorre este sábado, entre as 16h e as 19h, em direto no site do festival e no canal de Youtube do Pavilhão do Conhecimento. O programa contempla conversas rápidas com cientistas e investigadores nacionais e internacionais, visitas virtuais (por exemplo, ao Jardim Botânico do Porto ou ao Observatório Europeu do Sul), demonstrações e outras atividades.
O patologista Manuel Sobrinho Simões integra o painel de oradores, numa reflexão sobre os maiores desafios de hoje e as suas expectativas para os próximos 10 anos. Participam também no evento, entre muitos outros, o astronauta Andreas Mogensen e o biólogo marinho José Xavier, que promete levar todos os espectadores numa viagem virtual pela Antártida, onde investiga o comportamento de pinguins, focas e albatrozes desde 1997.
“Mergulhe nas mais recentes descobertas, conheça os rostos por trás da Ciência, participe nas conversas, explore atividades… Deixe-se inspirar pela Ciência à sua volta!”, é o convite da Rede Nacional de Centros Ciência Viva.