PUB
CIN - Branco Perfeito

Sábado é dia de visitar o Bolhão

Sábado é dia de visitar o Bolhão

Aos sábados, a partir de setembro, haverá iniciativas para todos os gostos e idades no Mercado Temporário do Bolhão (MTB). Demonstrações protagonizadas por conceituados chefs de cozinha, atividades para famílias, performances artísticas e tertúlias são algumas propostas do programa “Sábados no Mercado”.

No primeiro dia de setembro há “Chef no Bolhão”, uma ação que se vai repetir aos primeiros sábados de cada mês, da parte da manhã. “Teremos chefs conhecidos no mercado a fazer compras e a acabá-las com uma pequena demonstração e com sugestões de como cozinhar os produtos, todos eles de elevada qualidade”, refere Francisco Rocha Antunes, do Gabinete do Mercado do Bolhão, ao jornal “Porto.”.

Na segunda semana de cada mês decorrerá o “Sábados em Família”, com animação orientada para as famílias, procurando dar especial atenção aos mais novos e à terceira idade. “Numa lógica pedagógica, serão fornecidas dicas sobre o melhor modo de fazer compras no mercado e explicadas as vantagens de uma alimentação saudável, baseada em produtos de elevado poder nutricional”, explica o responsável.

O “Bolhão em Festa” chega no terceiro sábado do mês. A iniciativa promete surpreender todos os consumidores do MTB, com música e performances arrojadas, da autoria das companhias de teatro e grupos de artes performativas da cidade.

Os “Sábados à Conversa” serão “autênticas viagens no tempo à volta de objetos, pessoas e memórias sobre o histórico Bolhão, que merecem ser partilhadas”, lê-se no jornal da Câmara do Porto. Esta iniciativa, que decorre no quarto sábado de cada mês, vai eleger o produto do mês, sempre associado à época, e sobre ele serão apresentadas sugestões de receitas e utilizações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Se houver um quinto sábado, este será dedicado aos torneios de xadrez, sendo que o Gabinete do Mercado do Bolhão já se encarregou de lançar o desafio aos clubes e associações de xadrez da cidade. Aliás, após a zona dos frescos, próximo da entrada para a área das lojas e com acesso direto através das escadas rolantes do interior do centro comercial La Vie, há no chão um tabuleiro de xadrez. Neste tabuleiro, as habituais peças ganham novas figuras: os peões transformam-se em hortaliças; as torres são garrafas; os cavalos passam a ser galos; os dois bispos ganham a forma de peixes; o rei e a rainha têm duplas faces.

Um tema por mês

Todas as atividades promovidas aos sábados no Mercado Temporário do Bolhão estarão diretamente relacionadas com o tema definido para esse mês.

Assim, em setembro, os sábados serão dedicados às “Vindimas”, em outubro serão dadas as boas-vindas às “Colheitas”, em novembro não faltarão as castanhas e a jeropiga para as sessões de “Magusto”. “E, a fechar o ano, dezembro afaga os clientes com uma programação natalícia”, lê-se no “Porto.”.

Recorde-se que o Mercado Temporário do Bolhão (localizado na Rua Fernandes Tomás, n.º 506/508) oferece um horário alargado: de segunda a sexta-feira o período de funcionamento foi estendido até às 20h e aos sábados fecha portas às 18h. O parque de estacionamento é gratuito a partir dos 15 euros em compras.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2