PUB
Junta da Galiza

S. João da Madeira com rendas e medicamentos mais baratos para idosos

O novo executivo de S. João da Madeira aprovou a comparticipação a 100% do apoio municipal em medicamentos para idosos carenciados e uma redução de 10% nas rendas locais da Habitação Social.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ambas as decisões saíram daquela que foi a primeira reunião de Câmara após as eleições autárquicas intercalares que, no passado dia 24 de janeiro, deram maioria absoluta à coligação entre PSD e CDS-PP, eleições que resultaram da renúncia a funções por toda a anterior lista social-democrata, que vencera as eleições de 2013, mas que governava em minoria.
No caso da medicação para utentes idosos em situação de comprovada carência financeira, a autarquia já financiava em 75% a porção de despesa que cabia a esses utentes na compra de artigos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde. Agora, tanto PSD como PS aprovaram que essa comparticipação passasse para 100%.
A vereadora socialista, Teresa Correia, registou, contudo, que essa medida devia ter sido adotada “mais cedo”.
Na realidade, esse aumento de 25% na comparticipação dos medicamentos para idosos fará passar de 45 mil para 60 mil euros a despesa anual que a autarquia prevê com essa medida.
Quanto à habitação social, o executivo aprovou a proposta de que seja introduzido no respetivo cálculo um fator de redução de 10%.
Essa poupança deverá beneficiar cerca de 600 agregados familiares, sendo que, por lei, os que já pagam a renda mínima, na ordem dos 5 euros mensais, não poderão usufruir dessa medida.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer