
A exibição obrigatória perante o júri decorrerá no final do percurso, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. Cada rusga receberá uma pontuação com base em elementos como os trajes, os adereços, os cenários, a música ou a coreografia.
Nesta edição, estarão a concurso sete rusgas, uma em representação de cada freguesia do concelho.
Cada rusga, de acordo com o regulamento, deve ser formada obrigatoriamente por um mínimo de 30 elementos. No entanto, segundo a PortoLazer, o conjunto das sete perfaz este ano os 1.135 participantes, com a formação mais pequena a juntar 45 pessoas e a maior a chegar aos 300 elementos.
Embora livre, o tema de cada rusga deverá manter um “cunho tradicional”, evocando factos e costumes da história da cidade invicta. O regulamento estipula ainda que a letra e a música que acompanham cada rusga têm de ser obrigatoriamente originais.
Tal como em 2016, o júri é composto por sete elementos, com representação de todas as freguesias. A rusga vencedora será anunciada às 15 horas do dia seguinte, 26 de junho, na antena da Rádio Festival (94.8) e no site da PortoLazer.