Encomendas Comida Fresca PD

Rui Rio considera Letras da Avenida “mais saudável” do que Feira do Livro

Rui Rio considera Letras da Avenida “mais saudável” do que Feira do Livro

A iniciativa reúne “25 livreiros e 70 editoras”, em 55 bancas de venda ao público, informou, esta quarta-feira, a vereadora do Conhecimento e da Coesão Social, Guilhermina Rego, que também visitou o certame. “Se estivesse aqui um presidente da Câmara mais da esquerda, talvez dissesse que está mais com os pequenos do que com o grande capital, isto em sentido figurado”, afirmou Rui Rio.
O autarca sustentou que o formato adoptado nas Letras da Avenida é mais favorável aos operadores que têm menos recursos financeiros. “Simpatizo bastante mais com este modelo do que com o outro, embora eu estivesse aberto na mesma [à Feira], desde que as coisas fossem colocadas noutro patamar, que não no patamar em que foram colocadas”, explicou. Em 2009, a Câmara acordou com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) o regresso da Feira do Livro à Avenida dos Aliados, atribuindo à organizadora do evento 300 mil euros, repartidos ao longo de quatro anos (até 2012), para investimento em novos equipamentos.
A Câmara este ano não renovou o seu financiamento, tendo comunicado à APEL ser “inviável o apoio financeiro excepcional nos moldes e valores pagos nas quatro últimas edições” do evento. A 18 de Abril, a APEL suspendeu a edição de 2013 da Feira do Livro no Porto (a 83.ª), por “falta de condições financeiras” e por não poder garantir condições similares às dos anos anteriores.
A iniciativa Letras da Avenida foi a alternativa encontrada pela Câmara, e Rui Rio considera-a “uma excelente iniciativa”, sustentando que “dá oportunidade àqueles que antes nunca puderam participar na feira do livro”, por motivos financeiros.
O autarca disse mesmo os dinheiros públicos aplicados na Feira do Livro “iam servir para algo que tem uma componente de negócio privada muito grande, quando comparada com a componente de interesse cultural e público”.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.