PUB
CIN - Branco Perfeito

Rui Moreira quer sete vereadores a tempo inteiro na Câmara do Porto

O novo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decidiu fixar em sete o número de vereadores a tempo inteiro na autarquia, sendo que a proposta, a que a Lusa teve acesso, será votada na próxima reunião camarária pública do executivo, agendada para segunda-feira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O independente venceu as eleições sem maioria absoluta, elegendo seis vereadores, e assinou com o PS um acordo de governabilidade que passa pela atribuição de “pelouros a vereadores eleitos pelo PS”, representados na autarquia por três eleitos.

A proposta não especifica a distribuição de pelouros, informação que apenas será conhecida na primeira reunião do executivo. O novo autarca já referiu que vai assumir a pasta da Economia, mencionando também a recuperação do pelouro da Cultura. A vice-presidência da autarquia ficará nas mãos da número três da lista, Guilhermina Rego. Sampaio Pimentel, vereador de Rui Rio entre 2005 e outubro de 2011, altura em que abandonou o cargo para dirigir o Centro Distrital de Segurança Social do Norte, foi o número dois da lista e uma “escolha individual” de Rui Moreira, que identificou no cargo ocupado pelo militante do CDS/PP “garantias para o primeiro pilar” da sua candidatura, a coesão social. Da lista de elementos de Rui Moreira foram ainda instalados, na terça-feira, Paulo Cunha e Silva, ex-programador da Porto 2001, que tem sido apontado como vereador da Cultura, Filipe Araújo (deputado na Assembleia Municipal do Porto entre 2005 e 2009) e Cristina Pimentel (vereadora do PS na autarquia durante o primeiro mandato de Rio, entre 2002 e 2005). Pela lista socialista foram eleitos Manuel Pizarro, que se candidatou à presidência da autarquia pelo PS e é líder da concelhia do PS/Porto, Manuel Correia Fernandes (independente que assumiu a liderança da oposição socialista nos últimos quatro anos) e Carla Miranda.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer