PUB
Recheio 2024 Profissional

Rui Moreira quer mudança na lei para Área Metropolitana dar apoio ao Coliseu

Rui Moreira quer mudança na lei para Área Metropolitana dar apoio ao Coliseu

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, defendeu esta terça-feira que é “fundamental” uma alteração legislativa para a Área Metropolitana do Porto (AMP) conseguir ajudar financeiramente o Coliseu do Porto.

Segundo o autarca, “a AMP está, por lei, inibida de contribuir para a sustentabilidade financeira do Coliseu. Não pode, sequer, pagar quota. O Estado concede um apoio ao Coliseu, mas é um apoio programático. Parece-nos fundamental haver uma alteração da lei”.
De acordo com Rui Moreira, a alteração da lei daria também à Câmara do Porto novas formas de apoiar financeiramente a Fundação de Serralves e a Casa da Música.
Em outubro, o autarca sugeriu entregar o Coliseu do Porto ao Estado, tendo em conta que, por força da lei, autarquia e a AMP estão impedidas de o financiar.
O Coliseu, que tem como sócios a Câmara do Porto, a AMP e o Ministério da Cultura, “continua a preocupar-me, porque não temos nenhum instrumento de suporte” financeiro, disse o autarca, na ocasião.
Rui Moreira explicou, então, que a Câmara tem conseguido de alguma forma apoiar aquela sala de espetáculos da cidade, designadamente através da compra de bilhetes, mas “é preciso ter alguma forma de suportar o projeto ou torna-se necessário abandoná-lo”.
“Se a lei não for alterada (…), se não nos deixam apoiar, que tome conta o Estado”, disse o autarca em outubro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2