
Na próxima reunião do Executivo Municipal, agendada para 21 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, vai propor uma hasta pública para o arrendamento dos pisos 7 e 8 do parque de estacionamento do Silo Auto, situado entre as ruas de Gonçalo Cristóvão, Carvalheiras e Guedes de Azevedo.
Numa nota divulgada no seu portal de notícias, a autarquia revela que a proposta será para colocar os dois pisos “no mercado, através de um procedimento de hasta pública de arrendamento não habitacional”.
O valor base de licitação é de 12.250 euros, “ao qual foi deduzido o montante necessário para a reabilitação da cobertura, da construção do acesso vertical, valor esse estimado em 800.000 euros (oitocentos mil euros)”, explica o Porto., adiantando que, de acordo com o documento, ao vencedor do processo de hasta pública caberá, na condição de arrendatário, a obrigação da “substituição da cobertura, a reabilitação e adaptação dos pisos referidos, a intervenção nos restantes pisos que se mostre necessária por força da atividade que queira desenvolver, bem como a construção de um acesso vertical na zona norte do imóvel”.
Com esta medida, o autarca do Porto pretende “otimizar a ocupação e promover a reabilitação do edificado, além de querer diversificar a oferta de espaços que possam atrair diferentes atividades para o centro da cidade”.
O prazo estimado inicial para o contrato, de acordo com a proposta, é de dez anos, de forma a amortizar o investimento que o espaço necessita.
A proposta de Rui Moreira terá que ser levada à Assembleia Municipal, sendo que “o executivo terá ainda que, em igual medida, aprovar a apreciação por este órgão autárquico da cessação dos poderes de gestão dos pisos em causa, que haviam sido transferidos para antiga empresa municipal Porto Lazer”.