Santander Escolhas

Rui Moreira lamenta operação da TAP no Porto

Rui Moreira lamenta operação da TAP no Porto

Na sequência dos dados que revelam a operação da TAP no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, divulgados pelo Jornal de Notícias, Rui Moreira voltou a manifestar o seu descontentamento quanto à companhia aérea.

Para o autarca, os números em causa, que revelaram que “dos 385 voos operados, na última terça-feira, no aeroporto de Lisboa, 146 eram da TAP” e que no Porto, de um total de 142 movimentos, a companhia ofereceu apenas 16, “não surpreendem”.

“A TAP tem o seu ‘hub’ em Lisboa e, portanto, não tem nenhuma utilidade para a cidade do Porto, pelo contrário”, criticou o presidente da Câmara Municipal do Porto, lamentando que a estratégia da empresa esteja somente centrada na capital portuguesa.

“Nós compreendemos perfeitamente que a TAP seja relevante para Lisboa, e que Lisboa seja relevante para a TAP. Não gostamos é de estar a pagar a fatura disso, e exigimos para a região um conjunto de recursos necessários para atrairmos outras companhias aéreas”, indicou ainda.

Segundo Rui Moreira, é importante que o Governo dê à região os “recursos necessários para s atrair voos diretos”, nomeadamente intercontinentais, entretanto interrompidos devido à pandemia. “É muito importante voltarmos a ter a Emirates, aumentarmos a frequência da Turkish, termos a United Airlines, a British Airways, a KLM. A TAP mais vale não vir e portanto poupar-nos a essa desgraça, mas compensando naturalmente o Porto”, afirmou.

A compensação, acrescentou, poderá passar por “apoios, através do Turismo de Portugal ou de outra forma qualquer, que nos permitam, num tempo em que o transporte aéreo ainda está abaixo do que estava em 2019, garantir rotas, para podermos viajar diretamente sem ter de usar outros ‘hubs’”.

Na notícia divulgada pelo Jornal de Notícias, lê-se que a TAP representa 10% dos voos com destino a partir do Porto, o que significa que só um em cada 10 passageiros que passa pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro é transportado pela companhia aérea portuguesa.

Fotografia: Miguel Nogueira

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal