CIN - Branco Perfeito

Rui Moreira defende subsídio para captar companhias para o aeroporto do Porto

Rui Moreira defende subsídio para captar companhias para o aeroporto do Porto

No mesmo mês em que lamentou, publicamente, a operação da TAP no aeroporto Francisco Sá Carneiro, na sequência dos dados que revelaram a operação da companhia nesta infraestrutura aeroportuária e na de Lisboa, o presidente da Câmara Municipal do Porto defendeu, agora, a atribuição de um subsídio financeiro para captar companhias aéreas para a cidade, semelhante ao que é atribuído às Regiões Autónomas.

As declarações de Rui Moreira surgiram após Christine Ourmières-Widener, presidente executiva da TAP, ter afirmado que o Porto “nunca será” um segundo ‘hub’ para a companhia aérea.

“Anualmente, o Estado investe 100 milhões de euros a subsidiar voos para os Açores e para a Madeira. Seria relevante que o Porto – não posso falar por Faro – reclamasse, pelo menos, um montante equivalente, até porque a nossa Área Metropolitana é muito maior, não tem é o problema da insularidade”, referiu, na reunião da Assembleia Municipal de segunda-feira, segundo a Agência Lusa.

De acordo com o autarca, é fundamental captar novas rotas para o aeroporto do Porto, depois de este ter assistido ao abandono da operação de inúmeras companhias. “Se a TAP não o quer fazer, ou não o vai fazer – é um pouco irrelevante fazer a análise psicológica desta questão, (…) acho que a TAP é a última companhia colonial a existir em Portugal, mas não é isso que conta – temos de encontrar outros”, apontou.

A solução, segundo acredita Moreira, poderá estar na atribuição do subsídio em causa. “Para encontrar outras [companhias interessadas no aeroporto Francisco Sá Carneiro], é preciso uma migalha daquilo que é gasto para manter o ‘hub’ de Lisboa”, destacou, assegurando que a cidade não está interessada em qualquer ‘hub’.

“Queremos ter um aeroporto Francisco Sá Carneiro que seja servido, não apenas para turistas, mas para toda a atividade económica que precisamos de atrair”, completou.

Recorde-se que a aposta na infraestrutura aeroportuária portuense tem sido uma luta constante do presidente da Câmara Municipal do Porto, que não baixa os braços para captar novas rotas para este e reivindicar todos aqueles que acredita serem os seus direitos.

Foto: Miguel Nogueira

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes