Depois de ter sido tornada pública a sugestão do presidente do Turismo de Portugal, Luís Simões, no que respeita à troca da companhia aérea portuguesa TAP pela espanhola Iberia, o presidente da Câmara Municipal do Porto disse ser “perfeitamente natural” o incentivo proposto e admitiu que essa pode ser, inclusive, uma solução para a região Norte.
“Se quem está à frente da TAP diz que a estratégia não passa pelo Porto, é preciso arranjar outras soluções. A Iberia pode ser uma dessas soluções. Juntamente com a British Airways, têm uma enorme rede que cobre os Estados Unidos, a América do Sul e destinos africanos. A seguir a Lisboa, Madrid é o «hub» mais próximo que temos, e bem maior”, afirmou Rui Moreira no debate sobre regionalização e descentralização, que decorreu na quinta-feira, na Póvoa de Varzim.
De acordo com o autarca, Luís Simões mostrou “seriedade ao dizer o que é evidente”, uma vez que deve estar “preocupado com o setor em todo o país”.
Numa altura em que são várias as companhias aéreas de bandeira estrangeira a apostar no aeroporto Francisco Sá Carneiro e que consideram os voos para a cidade do Porto “um bom negócio”, Rui Moreira recordou ainda que não são dados “subsídios para essas companhias [estrangeiras] prestarem o serviço no Porto”. Contudo, prosseguiu, “continuamos a subsidiar a TAP para se manter o «hub» de Lisboa”.
“Temos de questionar o que será melhor e mais barato para o país”, completou.