
A GO Porto, através do Gabinete do Espaço Público (GEP), firmou dois protocolos de colaboração com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e a Faculdade de Artes e Arquitetura da Universidade Lusíada.
Esta colaboração tem como objetivo aliar o conhecimento técnico da empresa municipal à capacidade inovadora das instituições académicas.
Estes acordos permitirão que estudantes de arquitetura do 2.º ciclo de estudos superiores participem em projetos reais baseados em intervenções do GEP.
A parceria também promove o desenvolvimento de trabalhos colaborativos em busca de soluções urbanísticas para ruas, praças e espaços públicos, que poderão ser implementadas em futuros projetos da GO Porto.
O vereador Pedro Baganha, presidente do conselho de administração da GO Porto, afirmou que a parceria beneficia ambas as partes: “Este é um daqueles protocolos fáceis de assinar. Ganham as duas entidades, as faculdades e a estrutura profissional.”
A Faculdade de Artes e Arquitetura da Universidade Lusíada considera esta colaboração uma oportunidade valiosa para a formação dos futuros arquitetos no campo do desenho urbano. A FAUP destaca que a parceria está alinhada com a sua missão de partilhar conhecimento em arquitetura, construção e urbanismo.
Desde 2022, o GEP tem liderado projetos de intervenção rápida em arruamentos e espaços públicos, focando-se na fruição, mobilidade, ambiente e serviços.
Entre os projetos já realizados estão a pedonalização da Rua de Alexandre Braga, junto ao Mercado do Bolhão, e a renovação da Praça de Liège. Atualmente, o GEP está a trabalhar na pedonalização da Rua das Carmelitas e na pavimentação da Rua de Rocha Peixoto.
A assinatura dos protocolos contou com a presença de Pedro Baganha, Teresa Calix (vice-diretora da FAUP), Afonso d’Oliveira Martins (reitor da Universidade Lusíada), João Duarte Redondo (presidente do conselho de administração da Universidade Lusíada) e António José Moreira (vice-presidente da Universidade Lusíada). Também estiveram presentes Cátia Meirinhos (vice-presidente da GO Porto), Manuel Aranha (vogal da GO Porto), António Alves da Silva e Renata Pinho, representantes do GEP.