Ao que tudo indica, a Rua do Bonjardim vai entrar brevemente em obras. Os trabalhos nesta artéria nevrálgica da cidade do Porto vão durar cerca de 6 meses e arrancam já no início do próximo ano, 2025.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), o enfoque dos trabalhos vai incidir entre as ruas de Fernandes Tomás e Formosa. Recorde-se que, nesta fase, o troço referido integra o projeto Rede 20 da Câmara do Porto, que valoriza a convivência entre os diferentes meios de transporte.
Trata-se de um investimento a rondar os 755.000 euros, que ainda contempla a reabilitação da Rua do Estêvão. “A obra contempla a requalificação e renovação do pavimento, assim como a substituição das infraestruturas de águas pluviais e residuais, abastecimento de água, telecomunicações, sinalética, sinalização e mobiliário urbano” – explica a Câmara.
É de prever que as obras arranquem já no dia 7 de janeiro, com estimativa de conclusão apontada para o dia 5 de julho. Na perspetiva de Pedro Baganha, é uma obra importante a ter, já que os “pavimentos muito degradados” assim o obrigam.
O vereador do Urbanismo realça que a “circulação pedonal é muito difícil” e que, nesse período, haverá lugar a alterações de trânsito com corte total de via. Na prática, é expectável que este troço da Rua do Bonjardim (entre Fernandes Tomás e Estêvão), a entrar em obras, vá ser uma via partilhada por vários meios de transporte.
Só a partir da Rua Formosa é que o trânsito automóvel “voltará a ser segregado”, tal como explica a mesma fonte de informação. No entendimento de Pedro Baganha, a intervenção da autarquia portuense representa um “esforço importante” e necessário à cidade.
Vale a pena reforçar que, entre os dias 7 de janeiro e 5 de julho, a circulação fica proibida na Rua do Bonjardim, entre a Rua de Fernandes Tomás e a Rua Formosa, e na Rua do Estêvão. A única exceção são os veículos para cargas e descargas.
No site da GO Porto, poderá encontrar informação atualizada sobre o tema.
Foto Ilustrativa (via Câmara do Porto)