
Mais de 20 ruas do Porto estão até 11 de setembro em concurso público para a conceção de projetos de requalificação no âmbito do plano da câmara para investir 21 milhões de euros em 88 arruamentos.
O “primeiro concurso” do projeto “Rua Direita”, lançado pela empresa municipal GO Porto, vai requalificar quatro lotes e um total de 24 ruas nas zonas da Luz e Gondarém (Foz), Lordelo, Arrábida, Viso e Ramalde.
De acordo com o portal da Câmara do Porto, o “Rua Direita representa um investimento de 21 milhões de euros e abrange um total de 88 arruamentos do sistema viário municipal, dispersos por várias freguesias e correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou rua degradadas em tecido consolidado”.
Por agora, estão em concurso, no lote 1, as ruas de Vila Nova e travessa da Costibela, e a rua do Monte da Luz, travessa do Monte da Luz, rua do Túnel e rua de Gondarém.
O lote 2 abrange a rua da Granja de Lordelo, largo da Rua da Granja de Lordelo e rua da Granja de Lordelo (Cota Superior), bem como a travessa de Entre Campos, ruas do Professor Abílio Cardoso e do Professor Carlos A. Ferreira de Almeida.
Este lote diz ainda respeito ao Bairro da Arrábida, rua Professor José Valente e rua do Professor Henrique David.
O lote 3 integra as ruas Direita do Viso e Central do Viso e a travessa Central do Viso.
No lote 4 está a rua de Agra de Ramalde, travessa das Cruzes, rua da Calçada e rua Central do Viso, a par da rua e travessa de Requezende.
O objetivo é “reabilitar tecidos urbanos degradados, dotando as vias intervencionadas de condições de mobilidade e acessibilidade compatíveis com os desejos e as necessidades das populações que por eles são servidos”.
“Trata-se de um trabalho de filigrana, abrangente e revolucionário”, abrangendo 15 quilómetros de via quando feita a soma dos arruamentos, lê-se no portal.