
A partir da próxima terça-feira, 8 de abril, a Rua de S. João, no Porto, vai passar a inverter o seu sentido de circulação. A entrada de veículos será feita pela Rua de Mouzinho da Silveira, obrigando os condutores, à saída, a virar à direita para a Rua do Infante D. Henrique.
Esta modificação insere-se numa estratégia mais ampla de reorganização do trânsito e surge após a requalificação recente da artéria, no âmbito do programa municipal “Rede 20”. De acordo com a Câmara do Porto, a decisão foi também influenciada por propostas apresentadas pela população, com o objetivo comum de melhorar a segurança na zona.
Além da alteração no trânsito, serão instalados novos elementos de mobiliário urbano, como floreiras e dissuasores, para desencorajar o estacionamento irregular e reduzir a circulação desnecessária de automóveis. Com estas mudanças, o município pretende restringir o acesso a veículos que realmente necessitem de entrar na zona.
Ao eliminar o tráfego de passagem, que frequentemente levava a velocidades elevadas, a Câmara aposta numa vivência urbana mais calma e segura, para moradores, comerciantes e visitantes. Trata-se de mais um passo na criação de um centro histórico mais acessível e convidativo para os peões.
A autarquia vai acompanhar de perto os efeitos da nova organização viária e admite, futuramente, implementar uma Zona de Acesso Automóvel Condicionado naquela área.
Recorde-se que, no ano anterior, a Rua de S. João já tinha sido alvo de obras de requalificação, com a uniformização do piso e a elevação dos lugares de estacionamento à cota dos passeios, através da reconfiguração do pavimento em calçada de granito.
Estas intervenções pretendem valorizar o espaço público e tornar a experiência de circulação mais segura e agradável para todos.