PUB
Recheio 2024 Institucional

Rua de Camões fica com dois sentidos de trânsito na próxima semana

Rua de Camões fica com dois sentidos de trânsito na próxima semana

A introdução do duplo sentido na Rua de Camões, depois do viaduto de Gonçalo Cristóvão, entra em vigor a partir das 6 horas da próxima quarta-feira, dia 27 de novembro.

As obras de beneficiação da Rua de Camões, que culmina com a adoção do duplo sentido de circulação automóvel, estarão concluídas a 27 de novembro, informa o portal de notícias da Câmara do Porto.

“A intervenção, que envolve o reajustamento da circulação em artérias adjacentes, suporta assim um novo esquema de escoamento do trânsito a partir do centro da cidade, contrariando o entupimento crónico de algumas ruas da Baixa”.

Assim, a partir das 6 horas, da próxima quarta-feira, dia 27 de novembro, “os automóveis que se dirijam para Norte passam a beneficiar de uma alternativa à Rua de Faria de Guimarães, sendo que as melhorias serão significativas tanto para os condutores que tenham como trajeto a Rua da Constituição em direção a Poente, como para os que sigam em direção à Via de Cintura Interna (VCI), Marquês, Costa Cabral ou Latino Coelho”.

A via de subida pela Rua de Camões terá como destino privilegiado a zona Norte/Amial e Poente/Boavista (via Constituição), enquanto que a Rua de Faria Guimarães terá como destino indicado a zona Norte/VCI-Asprela e Nascente/Marquês-Antas.

Ao definir dois sentidos de trânsito para a Rua de Camões, “a autarquia resolve problemas de engarrafamento frequentes por estacionamento abusivo em segunda fila”. De referir que se mantêm lugares de estacionamento no sentido ascendente, com alguns especificamente reservados a “cargas e descargas”, informação já inscrita no pavimento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Com esta empreitada e as respetivas alterações de trânsito, o Município do Porto estima uma redução de cerca de 30% no volume de tráfego na Rua de Faria Guimarães, o que terá como efeito uma maior fluidez neste eixo e, consequentemente, menos congestionamento e menor sinistralidade rodoviária”, acrescenta a autarquia.

Nesse dia, será ainda concomitante a passagem da circulação automóvel para os dois sentidos na Rua de Damião de Góis, apenas no troço entre a Rua de São Brás e a Rua de Antero de Quental. 

Salienta-se ainda as alterações aos trajetos das linhas da STCP que utilizam a Rua de Camões. Assim, a frequência da linha 703 na direção Sonhos – Cordoaria é assegurada de 30 em 30 minutos nos dias úteis, entre as 6 e as 21 horas. Ao fim de semana, a oferta é mais reduzida, mas o período de funcionamento é o mesmo. No sentido inverso, Cordoaria – Sonhos, o percurso é alterado entre as paragens Trindade e Marquês, da Rua de Faria Guimarães para a Rua de Camões.

A linha 11M mantém o percurso pela Rua de Faria Guimarães.

A Câmara do Porto informa ainda que, a partir do dia 3 de dezembro, a Rua de Antero de Quental fica com corredor exclusivo para BUS no sentido ascendente (ou sentido Norte), entre a Lapa e Damião de Góis, numa extensão de cerca de 420 metros, onde circularão as linhas 600, 304 e 4M.

Foto: Miguel Nogueira | CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem