Recheio

Rota do Dragão 2021 já tem calendário definido

Rota do Dragão 2021 já tem calendário definido

Os passeios culturais do Museu FC Porto, conduzidos pelo historiador Joel Cleto, já têm calendário definido. A 7.ª edição da “Rota do Dragão” arranca a 30 de maio, com um passeio na cidade, que se repete nos dias 26 de junho e 18 de julho, revelaram os promotores. 

O programa prossegue, depois, no quarto e último trimestre do ano, com visitas à exposição permanente do Museu FC Porto. As visitas estão agendadas para os dias 9 de outubro, 6 de novembro e 4 de dezembro. 

“Há quem diga que os dragões não existem. Seria o mesmo que dizer que o fado ou o cante alentejano não existem. A Memória, a Herança, a Identidade, são feitas também de uma dimensão imaterial. E, sim, eles andam por aí. Há muito tempo. Podem não ser de carne e osso, mas fazem parte, de um modo indiscutível, do Património da cidade e da região. Afinal, eles estão na fachada da Câmara do Porto, no Terreiro da Sé ou na fachada do Majestic. Na Praça da Liberdade, na Batalha ou na Casa dos 24 debruçada sobre a Rua Escura. Eles povoam o Coliseu, os Fenianos ou o Palácio da Justiça… Não há como dizer que não existem”, assinalou Joel Cleto. 

O historiador assegura que descodificará a “histórica relação da cidade com os dragões” ao longo da Rota do Dragão. “Nascida da vontade do Porto em «fazer das tripas coração» na defesa da afirmação da cidade e da liberdade no país. Uma relação ainda mais reforçada pela sua presença no emblema daquele que é o principal embaixador da cidade no mundo: o Futebol Clube do Porto”, adiantou ainda. 

Recorde-se que a Rota do Dragão é um programa desenvolvido pelo Museu FC Porto e pelo historiador Joel Cleto. O projeto arrancou em 2014 e, desde logo, se distinguiu pela “forma original como apresenta o passado”. Em 2019, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o Prémio Informação.

Calendário Rota do Dragão
Cidade:
30 de maio – 10h00
26 de junho – 10h00
18 de julho – 10h00
Museu:
9 de outubro – 15h00
6 de novembro – 15h00
4 de dezembro – 15h00

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.