
A Rota do Românico lançou esta semana um filme promocional dedicado ao concelho de Paredes, que cruza “algumas das mais significativas marcas do seu património natural e cultural, material e imaterial”.
O Mosteiro de Cête (na foto), as Torres dos Alcoforados e do Castelo de Aguiar de Sousa, o Circuito de Arte Pública de Paredes, as Minas de Ouro de Castromil e o seu Centro de Interpretação são alguns dos destaques do vídeo, que mostra ainda os espaços de lazer e as belezas paisagísticas dos rios Sousa e dos seus afluentes Ferreira e Sentiais, representados pelos parques da Senhora do Salto (incluído no Parque das Serras do Porto), de Lordelo/Rebordosa e da Cidade de Paredes.
“A qualidade do alojamento turístico e os irresistíveis sabores da gastronomia regional são igualmente enaltecidos”, sublinha a Rota.
Recorde-se que depois do spot, do compacto dos monumentos e dos filmes de Amarante, Baião , Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses e Paços de Ferreira, este é o décimo filme da Rota do Românico destinado à promoção dos 12 municípios que integram a sua área de influência.
A produção destes 14 novos filmes é cofinanciada pelo Turismo de Portugal, no âmbito da operação “Capacitação e Valorização Turística da Rota do Românico”, aprovada pelo Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.