PUB
Pingo Doce3 até 30/01

Romance inacabado de José Saramago chega hoje às livrarias

Romance inacabado de José Saramago chega hoje às livrarias

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A obra funciona como “uma forma de repúdio à violência”, descreveu Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago.

O romance inacabado de José Saramago “Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas” chega esta terça-feira às livrarias.
De recordar que, em julho, na altura em que Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, anunciou, na revista Blimunda, a publicação da obra (com a chancela da Porto Editora), afirmou tratar-se de “uma forma de repúdio à violência”. “São poucos capítulos, mas o tema fica claro, o texto tem unidade”, sublinhou. Os primeiros capítulos do romance incluem notas que o autor fez quando começou a escrevê-lo e nas quais é possível antever o desenlace da história. O protagonista de “Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas” (título inspirado em versos de Gil Vicente) é o funcionário de uma fábrica de armas que vive um conflito moral decorrente do seu trabalho.
Falecido em julho de 2010, José Saramago foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, como o Grande Prémio de Novela e Romance da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Camões e o Nobel da Literatura, em 1998.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2