
Tendo como cenário o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) e o Mosteiro de S. Bento, em Santo Tirso, Rodrigo Leão vai apresentar uma nova versão de “Os Portugueses”, no próximo domingo, pelas 21h30. O concerto é de entrada gratuita.
No âmbito das comemorações do segundo aniversário da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, obra da autoria dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, o músico vai subir ao palco instalado no Largo Abade Pedrosa para apresentar o seu mais recente projeto: “Os Portugueses”.
Numa altura em que celebra 25 anos de uma notável carreira, a solo, o músico promete um concerto memorável, com entrada gratuita. No alinhamento constam alguns dos seus temas preferidos, a par de clássicos instrumentais que sublinham a indefinível portugalidade da sua inspiração melódica.
Em palco, Rodrigo Leão estará acompanhado por um cantor convidado e por uma formação ancorada num naipe de cordas (violino, violoncelo e viola), bem como por um multi-instrumentista que lhe permitirá reproduzir em palco os múltiplos ambientes sonoros das gravações originais.
Mas as comemorações do segundo aniversário da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea não contemplam apenas o concerto de Rodrigo Leão.
A programação que a Câmara de Santo Tirso preparou para assinalar a data arranca esta sexta-feira, com diversas atividades para toda a família, entre as quais oficinas, exposições, visitas às esculturas, conferências e espetáculos. Todas as atividades são gratuitas.
O Museu Internacional de Escultura Contemporânea é uma referência no panorama artístico internacional. A sede do museu é o ponto de partida para conhecer as 54 esculturas ao ar livre dispersas pela cidade de Santo Tirso, num projeto iniciado em 1990 com a curadoria do escultor Alberto Carneiro.
“Visitar as esculturas, distribuídas pelos espaços e jardins da cidade, é entrar num labirinto de formas, cores, volumes imponentes ou passagens discretas, figuras desconcertantes ou frestas luminosas, fazendo com que as necessidades da nossa imaginação ultrapassem o alcance dos nossos braços”, refere nota da autarquia.
Programa
18 maio
10h às 17h30, Sala dos Serviços Educativos do MIEC: Oficinas lúdico-pedagógicas | Público escolar
14h30 e 16h, Auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa (MMAP): Espetáculo “Catabrisa” | 6 > 10 anos
18h30, MMAP: Conferência com Fernando José Pereira “Do tempo e das imagens necessárias. Notas a partir da exposição Contrato (a tempo indeterminado)” | Público geral
19 maio
10h às 17h30, Sala dos Serviços Educativos do MIEC: Oficinas lúdico-pedagógicas | Público geral
10h30 e 15h, Auditório do MMAP: Espetáculo “Catabrisa” | 6 > 10 anos
21h: “Uma Escultura para Santo Tirso” de Pedro Cabrita Reis
20 maio
10h às 17h30, Sala dos Serviços Educativos do MIEC: Oficinas lúdico-pedagógicas | Público geral
21h30, Largo Abade Pedrosa: Concerto “Os Portugueses” de Rodrigo Leão
21 maio
10h às 17h30, Sala dos Serviços Educativos do MIEC: Oficinas lúdico-pedagógicas | Público escolar