Bairro Feliz - PD

Rivoli celebra 90.º aniversário com programação especial espalhada pela cidade

Rivoli celebra 90.º aniversário com programação especial espalhada pela cidade

O mês de janeiro é sinónimo de festa para o Teatro Rivoli, que celebra, já na próxima semana, o seu 90.º aniversário. Foi a 20 de janeiro de 1932 que a história deste emblemático espaço portuense se começou a escrever e a data de aniversário é, agora, comemorada com o público, com uma programação especial de seis dias, que vai passar por vários espaços culturais da cidade.

Além dos dois polos do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre), as atividades passarão também pelo Coliseu Porto Ageas, Palácio do Bolhão, Maus Hábitos, cinema Passos Manuel e pela Câmara Municipal do Porto.
As comemorações arrancam a 18 de janeiro e estendem-se até ao dia 23 e terão como grande destaque o teatro, a dança, o circo contemporâneo, a literatura, a instalação de vídeo e a música, foi esta quarta-feira anunciado.

O Pequeno Auditório do Rivoli acolhe, nos dias de aniversário, as últimas récitas do espetáculo “12 Efeitos de Luz”, da companhia portuense Palmilha Dentada. Paralelamente, o Teatro Campo Alegre abre-se a duas duplas de artistas que também trabalham a partir do Porto.

“Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo apresentam FINISSAGE, uma obra que tem como ponto de partida o universo do Museu de Arte Contemporânea — um contexto ilimitado, provocador e sensorial, que desencadeia reações e comportamentos de natureza diversa e particular. Já Inês Campos & Teia Campos estreiam Castor & Pollux – considerate lilia, um projeto assumidamente biográfico em que as criadoras, irmãs, revisitam o arquivo de filmagens do pai”, destacam os promotores.

Por sua vez, o bailarino e coreógrafo Helder Seabre subirá ao palco do Grande Auditório do Rivoli para apresentar a sua nova criação, “Lowlands”, cujo título “remete para uma área onde a terra está abaixo do nível do mar e também para a teoria freudiana que compara a mente a um icebergue”. E o Palácio do Bolhão receberá a companhia Erva Daninha, com o espetáculo “Dual SIM”, onde dois malabaristas assumem o desafio da partilha constante e obrigatória de todos os recursos.

Um dia antes da data oficial de aniversário do Rivoli, será apresentado, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, o livro “Cadernos do Rivoli 08-09”, com edição de Tiago Bartolomeu Costa. Neste livro, estarão “textos de autores/as de várias áreas (ensaio, investigação teatral e coreográfica, literatura, história, economia, ciências sociais e humanas, dramaturgia e criação artística, arquitetura, design, gestão cultural)”, onde cada um partilha com o público a sua história com o edifício.

Entre os nomes que assinam as histórias do livro, destacam-se Alberto Manguel, Rita Ferro, Djaimilia Pereira de Almeida, Joana d’Eça Leal, Miguel Honrado, Raquel Ribeiro, Samuel Silva e Paula Gomes Magalhães.

Nesta programação especial, incluem-se também duas sessões do ciclo poético “Quintas de Leitura”, que convocam nove poetas de gerações diferentes, mas todos ligados ao Porto – Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Manuel António Pina, Alberto Pimenta, Ana Luísa Amaral, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Ana Paula Inácio, Daniel Jonas e Luís Ferreira.

O espaço Maus Hábitos acolhe, por sua vez, uma coleção de vídeo-retratos de coreógrafos, apresentados como oráculos, em diálogo com uma escultura suspensa de uma baleia bicéfala, intitulada “OROMECHANICS”. Já do outro lado da rua, o cinema Passos Manuel apresenta três obras audiovisuais, fruto da colaboração entre três duplas de artistas, Cláudia Varejão & Joana Castro, Pedro Neves Marques & Teresa Coutinho, e Sofia Arriscado & Costanza Givone.

As celebrações far-se-ão também em casa, com a apresentação dos espetáculos Castor & Pollux – considerate lilia, de Inês Campos & Teia Campos, e Lowlands, de Helder Seabra/ Instável – Centro Coreográfico, no TMP ONLINE, e de “Mal – Embriaguez Divina, de Marlene Monteiro Freitas”, na RTP2, a 22 de janeiro.

De referir que todas as atividades presenciais têm entrada gratuita. Os interessados em participar necessitam, apenas, de efetuar o levantamento do bilhete na bilheteira do Rivoli ou na BOL, nos dias das sessões, sempre a partir das 10h00.

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes