A temporada de 2015 do Teatro Municipal do Porto vai arrancar com a celebração do seu 83.º aniversário, segundo adiantou esta quarta-feira o equipamento, que promete trazer uma nova dinâmica à cidade. Em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia portuense, Rui Moreira, subinhou que a intenção é fazer com que “esta abertura relativamente à cultura possa ser também uma marca de água na afirmação do Porto enquanto destino de um novo turismo”.
A agenda de espetáculos do Rivoli para este novo ano será inaugurada no próximo dia 24 com a comemoração do aniversário do equipamento cultural, que ficará marcado pelo momento de música “Sopa Nuvem” da Companhia Caótica. Segue-se a inauguração da exposição “A Medida do Ocidente”, de Álvaro Siza e Chiaramonte, uma passagem pela literatura, com “A poesia à solta”, e a performance “Proxim(a)idade” de Tales Frey. O dia terminará com as estreias nacionais do espetáculo de dança “Tarab”, pela Compagine 7273, e do cabaret de Jérome Marin. Tal como explicou o novo diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, a aposta na apresentação de novos talentos foi uma das preocupações respeitadas durante a preparação do programa deste primeiro trimestre, que surge dividida em “blocos e disciplinas artísticas”. “É muito importante apresentar nomes consagrados, companhias que o público já conhece, mas [também] dar a conhecer ao público novos talentos, e dar-lhes a possibilidade para desenvolver os seus trabalhos”, apontou o responsável.
Depois do primeiro grande momento do programa, dedicado ao aniversário do teatro, seguem-se o “Foco Brasil” (10 a 15 de março), virado para o cinema e as artes performativas daquele país, e o “Foco Marionetas” (20 a 22 de março) para celebrar o Dia Mundial da Marioneta. Com a “Felicidade” como fio condutor, a agenda do Rivoli subdivide-se em Dança/Performace, Teatro/Marionetas, Música, Cinema e Literatura/Exposições.