Desenvolvido no âmbito do programa do pelouro da cultura da Câmara do Porto “Cultura em Expansão” – desenhado para zonas socialmente fragilizadas da cidade -, “OUPA!” nasceu de uma residência artística de quatro meses com jovens do bairro do Cerco liderada por Capicua, pela psicóloga Gisela Borges, o músico André Tentúgal e o videasta Vasco Mendes.
Este ato performativo multidisciplinar é fruto de “um processo de empoderamento que pretende estimular o espírito DIY [do it yourself, faça você mesmo] e reforçar a identidade cultural e a autoestima dos jovens da zona Oriental do Porto através da palavra e da música”, explica o comunicado enviado às redações.
Para além dos jovens que no domingo sobem ao palco do Rivoli, o “Oupa!” conta igualmente com várias participações especiais, como as de Jorge Saraiva, Ricardo Lopes, Raquel Pompilio, Pedro Gomes, Elton Pinto, Ruben Almeida e dos ‘b-boys’ João Ramos, Tiago Fonseca, Eduardo Amorim, Telmo Silvério e Gabriel Silvério.
No espetáculo – que tem entrada gratuita – será também apresentado um documentário sobre este projeto, de forma a “revelar todo o caminho do [bairro do] Cerco até ao grande palco”.
A segunda edição do projeto Cultura em Expansão, que tem como parceiro a Fundação Manuel António da Mota, decorre, até dezembro, nos seguintes bairros e zonas da cidade: Aldoar, Bonfim, Bouça, Cerco, Ilha da Bela Vista, Pasteleira e São Vítor.
Quinta-feira 2 Julho, 2015
Rivoli acolhe espetáculo que une Capicua e jovens do bairro do Cerco
O espetáculo “Oupa!”, que decorre no domingo, pelas 17h, no Teatro Municipal Rivoli, conjuga ‘rap’, vídeo e performance, juntando vários jovens do bairro do Cerco a artistas como a ‘rapper’ Capicua, o músico André Tentugal e o videasta Vasco Mendes.