Santander Escolhas 2

Rio Douro será paragem de Iacobus Maris

Rio Douro será paragem de Iacobus Maris

A cidade do Porto é uma das paragens da rota da regata Iacobus Maris. Uma navegação de veleiros que pretende recriar a viagem do corpo do apóstolo Santiago desde Israel até à Galiza e que, em julho, fará a sua penúltima paragem nas margens do rio Douro com a duração de dois dias.

Há 11 anos que o Caminho de Santiago não era celebrado dado que, Xacobeo, ou como também é conhecido, Ano Jacobeu, Ano Santo ou Ano Jubilar, apenas é celebrado quando o dia 25 de julho coincide com um domingo.

As festividades abrangem uma regata de larga escala com paragem no Porto entre 17 e 19 de julho.

A regata Iacobus Maris recriará o percurso do corpo de Santiago Maior, apóstolo que dá nome à capital galega, e passará por quatro países, iniciando a viagem no porto isrealita de Jafa.

A navegação terminará uma semana depois em Vigo, seguindo-se um percurso por terra até Santiago de Compostela, a 25 de julho.

Já considerada a maior peregrinação jacobeia da história, o percurso náutico conta com 3.400 milhas.

A iniciativa é organizada pelo Governo Regional da Galiza e a Fundação Traslatio, com o apoio da Câmara do Porto e do Turismo Porto e Norte de Portugal.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem