PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Ricardo Luz vence edição 2019 do Chefe Cozinheiro do Ano

Ricardo Luz vence edição 2019 do Chefe Cozinheiro do Ano

Ricardo Luz, do Restaurante Bon Bon, no Carvoeiro, Algarve, é o vencedor da 30.ª edição do concurso “Chefe Cozinheiro do Ano”, o maior concurso nacional de cozinha para profissionais, que, pela primeira vez, teve o Douro como paisagem, numa cerimónia realizada na Alfândega do Porto.

O vencedor apresentou um menu composto por “Caldeirada de Bacalhau com Ravioli de Sames e Língua” (entrada), “Salmone e seus Fígados, Ervilhas e Milhos Fermentados” (peixe), “Presa de Porco, Rabo, Nabo e Couve” (carne), “Arroz de Cherne e Gamba da Costa” (prato tradicional de tacho)  e “Sericaia de Morangos e Poejos” (sobremesa).

“O Ricardo teve uma prova mais regular. Dos seis finalistas, foi aquele com maior consistência do início ao fim da prova e o que mais se destacou no sabor, na técnica e no desempenho profissional Não há um prato nos cinco que destaque porque todos seguiram um nível superior e coerente”, afirmou António Bóia, presidente do júri, de acordo com informação avançada pel’O Sapo.

Já Bruno Ribeiro, da 1300 Taberna, em Lisboa, e João Pedro Santos, do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, ficaram, respetivamente, em segundo e terceiro lugares.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nesta edição, destaque também para o prémio Helmut Ziebell, atribuído a António Queiroz Pinto, do Restaurante de Tormes, em Baião, que conquistou os jurados com a sua sobremesa “Fatia do Freixo, Gelado de Queijo de Cabra e Pêra Bêbada”. 

Segundo o presidente do júri, António Queiroz Pinto demonstrou uma “capacidade de transformar um doce de romaria e de feira numa sobremesa que poderia ser servida em qualquer restaurante de luxo do mundo, devido à sua perfeita harmonização com o queijo de cabra e a pêra”.

De referir que este galardão é entregue desde a primeira edição do concurso e que visa destacar o prato mais inovador.

Recorde-se que, nesta edição do Chefe Cozinheiro do Ano, compuseram o júri o chefe Alexandre Silva, o chefe António Bóia, o chefe Helmut Ziebell, o chefe Nuno Diniz, o chefe Orlando Esteves e o chefe Paulo Pinto. Os chefes Onildo Rocha e Fernando Cardoso marcaram presença no evento enquanto chefes observadores.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem