Sabor do Mês setembro (peixaria) - PD

Ricardo Luz vence edição 2019 do Chefe Cozinheiro do Ano

Ricardo Luz vence edição 2019 do Chefe Cozinheiro do Ano

Ricardo Luz, do Restaurante Bon Bon, no Carvoeiro, Algarve, é o vencedor da 30.ª edição do concurso “Chefe Cozinheiro do Ano”, o maior concurso nacional de cozinha para profissionais, que, pela primeira vez, teve o Douro como paisagem, numa cerimónia realizada na Alfândega do Porto.

O vencedor apresentou um menu composto por “Caldeirada de Bacalhau com Ravioli de Sames e Língua” (entrada), “Salmone e seus Fígados, Ervilhas e Milhos Fermentados” (peixe), “Presa de Porco, Rabo, Nabo e Couve” (carne), “Arroz de Cherne e Gamba da Costa” (prato tradicional de tacho)  e “Sericaia de Morangos e Poejos” (sobremesa).

“O Ricardo teve uma prova mais regular. Dos seis finalistas, foi aquele com maior consistência do início ao fim da prova e o que mais se destacou no sabor, na técnica e no desempenho profissional Não há um prato nos cinco que destaque porque todos seguiram um nível superior e coerente”, afirmou António Bóia, presidente do júri, de acordo com informação avançada pel’O Sapo.

Já Bruno Ribeiro, da 1300 Taberna, em Lisboa, e João Pedro Santos, do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, ficaram, respetivamente, em segundo e terceiro lugares.

Nesta edição, destaque também para o prémio Helmut Ziebell, atribuído a António Queiroz Pinto, do Restaurante de Tormes, em Baião, que conquistou os jurados com a sua sobremesa “Fatia do Freixo, Gelado de Queijo de Cabra e Pêra Bêbada”. 

Segundo o presidente do júri, António Queiroz Pinto demonstrou uma “capacidade de transformar um doce de romaria e de feira numa sobremesa que poderia ser servida em qualquer restaurante de luxo do mundo, devido à sua perfeita harmonização com o queijo de cabra e a pêra”.

De referir que este galardão é entregue desde a primeira edição do concurso e que visa destacar o prato mais inovador.

Recorde-se que, nesta edição do Chefe Cozinheiro do Ano, compuseram o júri o chefe Alexandre Silva, o chefe António Bóia, o chefe Helmut Ziebell, o chefe Nuno Diniz, o chefe Orlando Esteves e o chefe Paulo Pinto. Os chefes Onildo Rocha e Fernando Cardoso marcaram presença no evento enquanto chefes observadores.

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes